Trabalho, ciência e tecnologia: ofensiva capitalista e as lutas por práxis emancipatórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.65194

Palavras-chave:

Ciência, Tecnologia, Trabalho, Educação, Capitalismo

Resumo

Nesse terceiro número de 2024 da revista Germinal: marxismo e educação em debate, apresentamos o dossiê Trabalho, ciência e tecnologia: ofensiva capitalista e as lutas por práxis emancipatórias, com o objetivo de socializar um conjunto de reflexões que potencializam o caráter crítico do marxismo no estudo sobre o tema, ao mesmo tempo que discutem a importância da ciência e tecnologia para as lutas da classe trabalhadora.

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Biografia do Autor

Tarcila Mantovan Atolini, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Doutora em Engenharia de Produção. Professora do Curso de Engenharia Química da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8627991870501650. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9809-9445. E-mail: tarcila.atolini@ufvjm.edu.br.

Mario Mariano Ruiz Cardoso, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor da área de fundamentos da educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6466684523583420. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0332-1470. E-mail: mario.mariano@ufvjm.edu.br.

Rodrigo Castelo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9080597950497381. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-8927-1055. E-mail: rodrigo.castelo@gmail.com.

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Atolini, T. M., Cardoso, M. M. R., & Castelo, R. . (2024). Trabalho, ciência e tecnologia: ofensiva capitalista e as lutas por práxis emancipatórias. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(3), 1–10. https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.65194