O trabalho docente e a inteligência artificial na transição do livro didático de papel para o digital
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v17i2.66250Palavras-chave:
Alienação, Educação Básica, Recursos didáticos, Inteligência artificial, Trabalho docenteResumo
O livro didático e as novas tecnologias digitais são recursos educacionais que podem colaborar com a atividade docente, porém tem sido empregados de forma que aliena o(a) professor(a) de suas atividades educacionais, como tudo no capitalismo transformados em uma mercadoria. O protagonismo dado a tais recursos didáticos, tanto físicos como digitais, e à inteligência artificial parece servir a um aprofundamento da alienação e a uma maior exploração do trabalho docente. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, utilizamos fontes primárias e secundárias que nos ajudaram a eleger como objeto de análise dois casos concretos: um ocorrido em 2022, no Paraná, e o outro em 2023, em São Paulo. O resultado da análise sugere que estamos diante de um aprofundamento da precarização do trabalho docente.
Downloads
Referências
ANTUNES, Ricardo. Desenhando a nova morfologia do trabalho: As múltiplas formas de degradação do trabalho. Revista Crítica de Ciências Sociais [On-line], Coimbra, n. 83, p. 19-34, dez. 2008. Disponível em:
https://journals.openedition.org/rccs/431 Acesso em: 06 jul. 2025
APÓS decisão da Justiça, Secretaria da Educação de SP afirma que voltará a aderir ao PNLD. Portal G1. 16 ago. 2023. Disponível em:
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/08/16/apos-decisao-da-justica-secretaria-da-educacao-de-sp-afirma-que-voltara-a-aderir-ao-pnld.ghtml Acesso em: 06 jul. 2025.
BARBOSA, Renata Peres; ALVES, Natália. A Reforma do Ensino Médio e a Plataformização da Educação: expansão da privatização e padronização dos processos pedagógicos. Revista e-curriculum [On-line], São Paulo, v.21, p. 1-26, 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/61619/43301 Acesso em: 06 jul. 2025
BOLAÑO, César. Subsunção e proletarização do trabalho intelectual em tempos de plataformas digitais e inteligência artificial. Recuperando uma contribuição de Ernest Mandel. In: Encontro Nacional de Economia Política, 2024, Marabá -PA, UNIFESSPA. Disponível em: https://enep.sep.org.br/uploads/1278_1710880146_Subsunção_e_proletarização_do_trabalho_intelectual_-_identificado_pdf_ide.pdf Acesso em: 06 jul. 2025.
BRASIL. Lei n° 13.467, de 13 de julho de 2017. Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei n° 5.452, de 1º de maio de 1943, e as Leis nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, 8.036, de 11 de maio de 1990, e 8.212, de 24 de julho de 1991, a fim de adequar a legislação às novas relações de trabalho. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13467.htm. Acesso em: 06 jul. 2025
BRASIL. Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Institui a Política Nacional de Educação Digital e altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), 9.448, de 14 de março de 1997, 10.260, de 12 de julho de 2001, e 10.753, de 30 de outubro de 2003. Disponível em:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/L14533.htm Acesso em: 06 jul. 2025
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em: 06 jul. 2025
BRAVERMAN, Harry. Trabalho e Capital Monopolista: A degradação do trabalho no século XX. Tradução de Nathanael C. Caixeiro. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1987.
CAFARDO, Renata. SP troca livros do MEC por material digital: 'Passam os slides e o aluno anota', diz secretário. Portal UOL, 02 ago. 2023. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2023/08/02/sp-troca-livros-do-mec-por-material-digital-passam-os-slides-e-o-aluno-anota-diz-secretario.htm . Acesso em: 06 jul. 2025.
COTADO para o MEC, Renato Feder ajudou a construir império da Multilaser. Portal CNN. 03 jul. 2020. Disponível em:
https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/cotado-para-o-mec-empresario-feder-ajudou-a-construir-imperio-da-multilaser/ Acesso em: 06 jul. 2025.
DEL PINO, Mauro A. B.; VIEIRA, Jarbas Santos; HYPOLITO, Álvaro Moreira. Trabalho Docente, Controle e Intensificação: Câmeras, Novo Gerencialismo e Práticas do Governo. In: FIDALGO, Fernando; OLIVEIRA, Maria Auxiliadora M.; FIDALGO, Nara Luciene Rocha. (orgs.). A Intensificação do Trabalho Docente: Tecnologias e Produtividade. 3. reimp. Campinas: Papirus, 2014.
DUFFY, Clare. Bolha da IA estourou? Após investimentos bilionários, mercados começam a ficar impacientes por resultados. Portal CNN, 05 ago. 2024. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/negocios/bolha-da-ia-estourou-apos-investimentos-bilionarios-mercados-comecam-a-ficar-impacientes-por-resultados/ . Acesso em: 06 jul. 2025.
FARIA, Ana Lúcia C. de. Ideologia no livro didático. 4. ed. São Paulo: Cortez Editora e Autores Associados, 1986.
FERNANDES, Florestan. O Desafio Educacional. São Paulo: Expressão Popular, 2020.
FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Dados estatísticos. 13 jun. 2024. Homepage institucional. Disponível em:
https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-do-livro/pnld/dados-estatisticos Acesso em: 06 jul. 2025.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011b.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 13. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011a.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 47. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
FURUYA, Bob. Professores e governo de SP travam disputa em torno de ferramentas digitais de ensino. Portal Olhar digital, 14 mai. 2024. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2024/05/14/pro/professores-e-governo-de-sp-travam-disputa-em-torno-de-ferramentas-digitais-de-ensino/ . Acesso em: 06 jul. 2025.
HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. Trad. Carlos Szlak. São Paulo: Annablume, 2005.
JUSTIÇA manda Secretaria da Educação de SP suspender liberação de material didático digital após erros em conteúdos. Portal G1. 04 set. 2023. Disponível em:
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/09/04/justica-manda-secretaria-da-educacao-de-sp-suspender-liberacao-de-material-didatico-digital-apos-erros-em-conteudos.ghtml . Acesso em: 06 jul. 2025.
MANDEL, Ernest. O capitalismo Tardio. Trad. Carlos Eduardo Silveira, Regis de Castro Andrade e Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Abril Cultural, 1982.
MARX, Karl. Economic and Philosophic Manuscripts of 1844. 17. ed. Moscou: Progress Publishers, 1982.
MARX, Karl. Maquinaria e Trabalho Vivo (os efeitos da mecanização sobre o trabalhador). Trad. Jesus Ranieri, Crítica Marxista, São Paulo, v.1, n.1, 1994, p. 103-110.
MATTELART, Armand. História da sociedade da informação. Trad. Nicolás Nyimi Campanário. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
MELO, Paula Mara de. A construção do consenso hegemônico sobre o Programa Nacional do Livro Didático (1995-2016): Estado, Mercado Editorial e Sociedade Civil. Curitiba: Appris, 2021.
MÉSZÁROS, István. A Teoria da Alienação em Marx. Trad. Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2006.
MINISTÉRIO Público cobra explicações do governo de SP sobre uso do ChatGPT para produzir aulas. 19 abr. 2024. Portal Exame. Disponível em:
https://exame.com/brasil/ministerio-publico-cobra-explicacoes-do-governo-de-sp-sobre-uso-do-chatgpt-para-produzir-aulas/ . Acesso em: 06 jul. 2025.
NICOLELIS, Miguel. O verdadeiro criador de tudo. São Paulo: Planeta, 2020.
PALHARES, Isabela. Gestão Tarcísio vai usar ChatGPT para produzir aulas digitais no lugar de professores. Canal de notícias da Abrelivros, 17 abr. 24. Disponível em: https://abrelivros.org.br/site/gestao-tarcisio-vai-usar-chatgpt-para-produzir-aulas-digitais-no-lugar-de-professores/ . Acesso em: 24 jan. 2025.
PANIAGO, Maria Lúcia. “Livro” didático: A simplificação e a vulgarização do conhecimento. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.
RÊSES, Erlando Silva. De vocação para profissão: sindicalismo docente da Educação Básica no Brasil. Brasília: Paralelo 15, 2015.
ROMÃO, José Eustáquio; GADOTTI, Moacir. Paulo Freire e Amílcar Cabral: a descolonização das mentes. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2012.
SANTOS, Deribaldo. Educação e Precarização Profissionalizante: crítica à integração da escola com o mercado. São Paulo: Instituto Lukács, 2017.
SECRETÁRIO de Educação de SP é investigado por conflito de interesses em contrato. Portal R7. 04 jul. 2023. Disponível em:
https://noticias.r7.com/sao-paulo/secretario-de-educacao-de-sp-e-investigado-por-conflito-de-interesses-em-contrato-04082023/ . Acesso em: 24 jan. 2025.
SETO, Kenzo Soares. Acumulação capitalista por meios digitais: novas teorias da mais-valia e da espoliação do General Intellect. Revista Eptic [On-line], v. 22, n. 1, jan.-abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/13044 . Acesso em: 06 jul. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;