O trabalho docente e a inteligência artificial na transição do livro didático de papel para o digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v17i2.66250

Palavras-chave:

Alienação, Educação Básica, Recursos didáticos, Inteligência artificial, Trabalho docente

Resumo

O livro didático e as novas tecnologias digitais são recursos educacionais que podem colaborar com a atividade docente, porém tem sido empregados de forma que aliena o(a) professor(a) de suas atividades educacionais, como tudo no capitalismo transformados em uma mercadoria. O protagonismo dado a tais recursos didáticos, tanto físicos como digitais, e à inteligência artificial parece servir a um aprofundamento da alienação e a uma maior exploração do trabalho docente. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, utilizamos fontes primárias e secundárias que nos ajudaram a eleger como objeto de análise dois casos concretos: um ocorrido em 2022, no Paraná, e o outro em 2023, em São Paulo. O resultado da análise sugere que estamos diante de um aprofundamento da precarização do trabalho docente.

 

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Biografia do Autor

Paula Mara de Melo, Universidade de Brasília (UNB)

Doutoranda em Educação (UnB). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. Pesquisadora do CONSCIÊNCIA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Materialismo Histórico-Dialético e Educação - FE/UnB - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/77438. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2525117276237882. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3963-5236. E-mail: melopaula@protonmail.com

Erlando da Silva Rêses, Universidade de Brasília (UNB)

Pós-doutorado em Educação (Universidade de Londres - SOAS) e Doutor em Sociologia (UnB). Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. Coordenador do CONSCIÊNCIA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Materialismo Histórico- Dialético e Educação - FE/UnB - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/77438. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8519891607184656. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0308-1374. E-mail: erlandoreses@gmail.com

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Publicado

2025-10-08

Como Citar

de Melo, P. M., & Rêses, E. da S. (2025). O trabalho docente e a inteligência artificial na transição do livro didático de papel para o digital . Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 17(2), 43–58. https://doi.org/10.9771/gmed.v17i2.66250