Educação, ideologia e alienação: reflexões ontológicas a partir de Lukács

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v17i2.66492

Palavras-chave:

Ontologia, Ideologia, Alienação, Educação, Lukács

Resumo

Este artigo analisa as categorias ontológicas de ideologia e alienação em Para uma Ontologia do Ser Social (1986; 2018), de György Lukács, destacando suas implicações para a compreensão das dinâmicas sociais e, em particular, da educação. Lukács concebe o ser social como historicamente constituído pela práxis humana, sendo a ideologia uma função social que media conflitos e contradições, e não apenas um véu que encobre a realidade. A alienação, por sua vez, é vista como um fenômeno que distancia o indivíduo de sua essência humana, limitando suas potencialidades. O artigo explora como esses conceitos se manifestam no campo educacional, entendendo a educação como um complexo social que tanto reproduz quanto pode desafiar estruturas de dominação. Com base em uma leitura crítica do Tomo II da obra de Lukács, o texto argumenta que a ideologia não é intrinsecamente negativa, podendo desempenhar um papel emancipador ao conscientizar sobre conflitos de classe. Assim, a educação é analisada enquanto espaço de disputa ideológica, capaz de perpetuar ou transformar as condições sociais, oferecendo subsídios para uma crítica ontológica das práticas educativas em contextos contemporâneos.

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Biografia do Autor

Marllon Moreti de Souza Rosa, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor de Biologia, Biotecnologia, e Saúde e Bem-estar da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2758212184666215 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1008-8013 E-mail: marllonmoretti6@gmail.com

Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Mestre em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora no Departamento de Biologia Geral da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0078830840463434 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1945-4606 E-mail: mariana.bologna@gmail.com 

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Publicado

2025-10-08

Como Citar

Rosa, M. M. de S., & Andrade, M. A. B. S. de . (2025). Educação, ideologia e alienação: reflexões ontológicas a partir de Lukács. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 17(2), 20–30. https://doi.org/10.9771/gmed.v17i2.66492