A implementação da reforma do ensino médio na rede pública paulista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v17i2.66895

Palavras-chave:

Lei nº 13.415/2017, Rede estadual, Ensino Profissional, Educação Básica, Sistemas de Ensino

Resumo

O artigo investiga a implementação da Reforma do Ensino Médio na rede pública do estado de São Paulo, questionando: como a Exposição de Motivos (EM) nº 84/2016 se transportou para as ações e para os documentos engendrados pelo governo estadual por ocasião da concretização da Lei nº 13.415/2017? Trata-se de um estudo de base materialista histórico-dialética, que utiliza a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Como resultados temos que a Reforma do Ensino Médio em São Paulo se apoia em um tripé composto pelo Currículo Paulista, pelo Inova Educação e pelo Novotec, e que os elementos contidos na EM se transportaram com fluidez para as ações e os documentos estaduais.

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Biografia do Autor

André Ortega, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR) - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/16725 Currículo Lattes : http://lattes.cnpq.br/8112540527434808 Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1198-9742 E-mail: andreortega10@gmail.com 

Joana D'Arc Germano Hollerbach , Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pesquisadora do Grupo Políticas Educacionais, Trabalho e Educação (POLETIZE) - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/766141  Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5888935341011338 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3931-7836  E-mail: joana.germano@ufv.br 

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Publicado

2025-10-08

Como Citar

Ortega, A., & Germano Hollerbach , J. D. (2025). A implementação da reforma do ensino médio na rede pública paulista. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 17(2), 129–158. https://doi.org/10.9771/gmed.v17i2.66895