Paciência histórica e coletividade: uma trajetória de luta na e pela educação pública brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v17i2.70313

Palavras-chave:

Educação, Pedagogia Histórico-Crítica, Luta Sindical

Resumo

Entrevista com a professora  Ana Carolina Galvão é pedagoga, professora no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo, atua no programa de pós-graduação em educação da UFES, e atualmente é presidenta da ADUFES, seção sindical do ANDES-SN Nesta entrevista Ana Carolina retoma sua trajetória profissional e nos conta um pouco da sua incansável luta pela qualidade da escola pública, que defende ser gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada em um horizonte revolucionário. Pela mediação histórico-crítica, Ana Carolina nos mostra com lucidez a necessidade de analisar criticamente a realidade da educação em nosso país e, com paciência histórica, inserir-se cotidianamente na luta coletiva para que cada um de nós possa apropriar-se das objetivações mais elaboradas, desenvolvidas e avançadas da história da humanidade.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Galvão, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduada em Pedagogia pela Unesp (Bauru) (2005) e Doutora em Educação Escolar pela Unesp (Araraquara) (2011). Realizou estudos de Pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) entre 2015 e 2016. É professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade, na linha de pesquisa Docência, currículo e processos culturais. É líder do grupo de pesquisa Pedagogia histórico-crítica e educação escolar, membro do Núcleo de Educação Infantil (NEDI-UFES) e do Grupo de pesquisa Estudos Marxistas em Educação. Seus estudos enfocam a prática pedagógica na perspectiva da pedagogia histórico-crítica e questões do desenvolvimento humano na perspectiva da psicologia histórico-cultural.

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Publicado

2025-10-08

Como Citar

Galvão, A. C. . (2025). Paciência histórica e coletividade: uma trajetória de luta na e pela educação pública brasileira. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 17(2), 8–19. https://doi.org/10.9771/gmed.v17i2.70313