Paciência histórica e coletividade: uma trajetória de luta na e pela educação pública brasileira
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v17i2.70313Palavras-chave:
Educação, Pedagogia Histórico-Crítica, Luta SindicalResumo
Entrevista com a professora Ana Carolina Galvão é pedagoga, professora no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo, atua no programa de pós-graduação em educação da UFES, e atualmente é presidenta da ADUFES, seção sindical do ANDES-SN Nesta entrevista Ana Carolina retoma sua trajetória profissional e nos conta um pouco da sua incansável luta pela qualidade da escola pública, que defende ser gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada em um horizonte revolucionário. Pela mediação histórico-crítica, Ana Carolina nos mostra com lucidez a necessidade de analisar criticamente a realidade da educação em nosso país e, com paciência histórica, inserir-se cotidianamente na luta coletiva para que cada um de nós possa apropriar-se das objetivações mais elaboradas, desenvolvidas e avançadas da história da humanidade.
Downloads
Referências
ADUFES. Associação dos Docentes da Ufes. Nota da categoria docente em relação aos boletos emitidos pela Ufes para pagamento pela Adufes. 18 de setembro de 2024. Disponível em: https://adufes.org.br/2024/09/nota-da-categoria-docente-em-relacao-aos-boletos-emitidos-pela-ufes-para-pagamento-pela-adufes/. Acesso em: 15 set. 2025.
BRASIL. Secretaria de Comunicação Social. Ideb 2023: Brasil alcança meta prevista nos anos iniciais do ensino fundamental. 14 ago. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias/2024/08/ideb-2023-brasil-alcanca-meta-prevista-nos-anos-iniciais-do-ensino-fundamental. Acesso em: 13 set. 2025.
CHIOTE, F. A. B.; SOARES, L. P. R. G.; GALVÃO, A. C. Educação infantil em tempos de “ensino” e trabalho remotos: o funcionamento do Centro de Educação Infantil Criarte/Ufes. In: Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo, Adufes (Org.). Trabalho remoto na Ufes - caderno 2: Percepções sobre o Trabalho/Ensino Remoto e Saúde na Pandemia. Vitória: Adufes, 2021, p. 93-107. Disponível em: https://adufes.org.br/wp-content/uploads/Caderno-2-versao-site-LUTAS-ANTICAPITAL-1-2.pdf. Acesso em: 15 set. 2025.
DEFILIPPO, A.; COSTA, A.; AGUILAR JÚNIOR, C. A.; FARAGE, E.; BARBOSA, E.; PEDROSO, I. V. C. P.; LIMA, J. A. B.; TAVARES, J. C.; PAIVA, K. L. C.; CASTRO, M. C. S.; TEDESCO, M. C.; LIMA, S. L. R.; MAIA, S.; ARAUJO, V. L. F. C.; MELO, W. F. Contribuições para o debate sobre a baixa taxa de novas sindicalizações, a desfiliação e impactos nas seções sindicais do ANDES-SN: o que fazer? In: ANDES-SN. Anexo ao Caderno de Textos do 42º Congresso do Andes-Sindicato Nacional. Fortaleza, 26 de fevereiro a 1º de março de 2024. p. 87-94. Disponível em: https://adufes.org.br/wp-content/uploads/Circ055-2024-ANEXO-I.pdf. Acesso em: 15 set. 2025.
DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.
DUARTE, N. A rendição pós-moderna à individualidade alienada e a perspectiva marxista da individualidade livre e universal. In: DUARTE, N. (Org.). Crítica ao fetichismo da individualidade. 2.ed. Campinas: Autores Associados, 2012. p. 197-217.
DUARTE, N.; MAZZEU, F. J. C.; DUARTE, E. C. M. O senso comum neoliberal obscurantista e seus impactos na educação brasileira. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp1, p. 715-736, 2020a. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13786. Acesso em: 13 set. 2025.
DUARTE, N.; SANTOS, S. A.; DUARTE, E. C. M. O obscurantismo bolsonarista, o neoliberalismo e o produtivismo acadêmico. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 14, p. 1-18, 2020b. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4542. Acesso em: 15 set. 2025.
GALVÃO, A. C.; CHIOTE, F. A. B.; LACERDA JÚNIOR, F. Projeto do capital para a educação: as cartilhas do Andes-SN e a necessidade da disputa de caráter pedagógico de uma educação emancipadora. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v. 15, n. 2, p. 262-286, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/55853. Acesso em: 15 set. 2025.
GALVÃO, A. C.; CHIOTE, F. A. B.; SOARES, L. P. R. G. Aspectos pedagógicos da implantação do 'ensino' remoto na Ufes. In: Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo, Adufes (Org.). Trabalho remoto na Ufes - caderno 2: Percepções sobre o Trabalho/Ensino Remoto e Saúde na Pandemia. Vitória: Adufes, 2021, p. 69-91. Disponível em: https://adufes.org.br/wp-content/uploads/Caderno-2-versao-site-LUTAS-ANTICAPITAL-1-2.pdf . Acesso em: 15 set. 2025.
GALVÃO, A. C.; GAMA, C. N.; PINA, L. D. BNCC: impactos na formação da classe trabalhadora e a atuação do movimento sindical docente. Universidade e Sociedade, Brasília, ano XXXV, n. 76, p. 116-130, 2025. Disponível em: https://www.andes.org.br/img/midias/3eb93e3e19ab1483664275e93b0a84ac_1752264074.pdf. Acesso em: 13 set. 2025.
GALVÃO, A. C.; LAVOURA, T. N.; MARTINS, L. M. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2019.
HENRIQUE, M. G.; GALVÃO, A. C. Mapeamento de produções científicas sobre pedagogia histórico-crítica: a inserção contra-hegemônica no cenário acadêmico. In: GALVÃO, A. C. (Org.). Estudos de pedagogia histórico-crítica: formulações sobre ensino, currículo e prática pedagógica. Vitória: EDUFES; Rio de Janeiro: MC&G, 2O22, p. 118-152. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/handle/10/12129. Acesso em: 13 set. 2025.
IPL, Instituto Pró Livro. 6ª edição Retratos da Leitura no Brasil. [S. l.: s. n.], 2024. E-book (130 p.). Disponível em: https://www.prolivro.org.br/wp-content/uploads/2024/11/Apresentação_Retratos_da_Leitura_2024_13-11_SITE.pdf. Acesso em: 13 set. 2025.
MARSIGLIA, A. C. Galvão. Um quarto de século de construtivismo como discurso pedagógico oficial na rede estadual de ensino paulista: análise de programas e documentos da Secretaria de Estado da Educação no período de 1983 a 2008. 2011. Orientador: Newton Duarte. Tese de Doutorado. Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciência e Letras, Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Araraquara, 2011. Disponível em: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/bar/33004030079P2/2011/marsiglia_acg_dr_arafcl.pdf. Acesso em: 13 set. 2025.
MARSIGLIA, A. C. Galvão; MARTINS, L. M. Contribuições da pedagogia histórico-crítica para a formação de professores. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 97-105, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9702. Acesso em: 13 set. 2025.
MARSIGLIA, A. C. Galvão; MARTINS, L. M. Dossiê “Pedagogia histórico-crítica: a defesa do ensino e direcionamentos para a educação escolar”. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 1-7, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13573. Acesso em: 13 set. 2025.
MARSIGLIA, A. C. Galvão; MARTINS, L. M. A natureza contraditória da educação escolar: tensão histórica entre humanização e alienação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 5, p. 1697-1710, 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10265. Acesso em: 13 set. 2025.
MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.
MARTINS, L. M.; MARSIGLIA, A. C. Galvão. As perspectivas construtivistas e histórico-crítica sobre o desenvolvimento da escrita. Campinas: Autores Associados, 2015.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. 4. reimp. São Paulo: Boitempo, 2010.
MARX, K. O 18 de brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011.
SAVIANI, D. Importância da cultura pedagógica na formação do professor para a educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. In: VALE, J. M. F.; MAGNONI JR., L.; LUCCI, E. A.; MAGNONI, M. G. M. (Org.). Escola pública e sociedade. São Paulo: Saraiva/Atual, 2002, p. 157-162.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 17. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
SAVIANI, D. Escola e democracia. 40. ed. (comemorativa). Campinas: Autores Associados, 2008.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
SAVIANI, D. Educação, pedagogia histórico-crítica e BNCC. São Paulo: Expressão Popular, 2025. Disponível em: https://expressaopopular.com.br/livraria/9786558911647educacao-pedagogia-historico-critica-e-bncc/. Acesso em: 15 set. 2025.
SAVIANI, D.; GALVÃO, A. C. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade, Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, n. 67, p. 36-49, jan. 2021. Disponível em: https://www.andes.org.br/img/midias/0e74d85d3ea4a065b283db72641d4ada_1609774477.pdf. . Acesso em: 15 set. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;