Bases anticoloniais para o ensino histórico-crítico de química: primeiras incinerações [Pedro Magalhães]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v17i2.70325

Palavras-chave:

Ensino de Química, Fundamentos anticoloniais, Ensino histórico-crítico

Resumo

Resenha do livro Bases Anticoloniais para o Ensino Histórico-Crítico de Química: Primeiras Incinerações de autoria de Pedro Magalhães, publicado pela editora EDUFBA, 2025

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. São Paulo: Veneta, 2020.

CORTÁZAR, Julio. Final do jogo. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

CORTÁZAR, Julio. Todos os fogos o fogo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Zahar, 2022.

MOURA, Clóvis. Rebeliões da Senzala: Quilombos, Insurreições, Guerrilhas. 7. ed. São Paulo: Anita Garibaldi / Fundação Maurício Grabois, 2020.

NETO, Hélio da Silva Messeder; MORADILLO, Edilson Fortuna de. Uma análise do materialismo histórico-dialético para o cenário da pós-verdade: contribuições histórico-críticas para o ensino de Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1320-1354, 2020.

PAIXÃO, Kananda Eller Souza; NETO, Hélio da Silva Messeder. Quem vai chegar primeiro: a bala ou a ciência? As dificuldades e as potencialidades que os professores de química têm em relacionar o ensino de química e relações étnico raciais. Revista Debates em Ensino de Química, v. 6, n. 2, p. 36-64, 2020.

SILVA, Bruno Alcântara Conde. Entre o colonizador e o colonizado: a concepção de colonialismo e de relações de poder nas obras de Frantz Fanon, Albert Memmi e Paulo Freire. Kwanissa: Revista de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, v. 4, n. 8, 2021.

Downloads

Publicado

2025-10-08

Como Citar

dos Santos, P. N. (2025). Bases anticoloniais para o ensino histórico-crítico de química: primeiras incinerações [Pedro Magalhães]. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 17(2), 339–343. https://doi.org/10.9771/gmed.v17i2.70325