Bases anticoloniais para o ensino histórico-crítico de química: primeiras incinerações [Pedro Magalhães]
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v17i2.70325Palavras-chave:
Ensino de Química, Fundamentos anticoloniais, Ensino histórico-críticoResumo
Resenha do livro Bases Anticoloniais para o Ensino Histórico-Crítico de Química: Primeiras Incinerações de autoria de Pedro Magalhães, publicado pela editora EDUFBA, 2025
Downloads
Referências
CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. São Paulo: Veneta, 2020.
CORTÁZAR, Julio. Final do jogo. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
CORTÁZAR, Julio. Todos os fogos o fogo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Zahar, 2022.
MOURA, Clóvis. Rebeliões da Senzala: Quilombos, Insurreições, Guerrilhas. 7. ed. São Paulo: Anita Garibaldi / Fundação Maurício Grabois, 2020.
NETO, Hélio da Silva Messeder; MORADILLO, Edilson Fortuna de. Uma análise do materialismo histórico-dialético para o cenário da pós-verdade: contribuições histórico-críticas para o ensino de Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1320-1354, 2020.
PAIXÃO, Kananda Eller Souza; NETO, Hélio da Silva Messeder. Quem vai chegar primeiro: a bala ou a ciência? As dificuldades e as potencialidades que os professores de química têm em relacionar o ensino de química e relações étnico raciais. Revista Debates em Ensino de Química, v. 6, n. 2, p. 36-64, 2020.
SILVA, Bruno Alcântara Conde. Entre o colonizador e o colonizado: a concepção de colonialismo e de relações de poder nas obras de Frantz Fanon, Albert Memmi e Paulo Freire. Kwanissa: Revista de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, v. 4, n. 8, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;