Marxismo e educação: desafios contemporâneos (parte II)
Palavras-chave:
Educação Marxista, Revolução Brasileira, Reformas NeoliberaisResumo
No primeiro dossiê da revista Germinal: marxismo e educação em debate deste ano de 2025, intitulado Marxismo e Educação: desafios contemporâneos, ficou evidente como a dinâmica antagônica da luta de classes está expressa, com as devidas mediações, no complexo educacional. O projeto do capital para a educação ganha contornos cada vez mais berrantes e se expressa no avanço da financeirização, na ascensão da extrema direita, na desregulamentação das relações de trabalho e na formação de trabalhadores cada vez mais dóceis e precarizados. Detalhando melhor alguns aspectos da realidade brasileira e as reformas que vem acontecendo na educação que aprofundam a desigualdade de classes, este dossiê se soma ao primeiro número da revista para continuar tratando de questões candentes do nosso tempo, que vão desde elementos mais gerais sobre o papel da educação na sociedade capitalista contemporânea até questões particulares sobre a expressão deste modo de produção na sociedade brasileira com toda a sua diversidade. Desejamos que os textos deste número se espalhem pela educação brasileira, e possam somar forças na luta por uma educação revolucionária.
Downloads
Referências
AGÊNCIA SP. Governador sanciona lei que institui escolas cívico-militares em SP. Agência SP, 27 maio 2024. Disponível em: https://www.agenciasp.sp.gov.br/governador-sanciona-lei-que-institui-escolas-civico-militares-em-sp/. Acesso em: 29/09/2025.
BAHIA. Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Documento curricular referencial da Bahia para educação infantil e ensino fundamental. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019.
BOF, Alvana Maria; CASEIRO, Luiz Zalaf; MUNDIM, Fabiano Cavalcanti. Carência de professores na educação básica: risco de apagão? Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, v. 9, 2023
CÁSSIO, F.. O ‘Novo’Ensino Médio é muito pior que o anterior. Carta capital, v. 13, n. 02, 2023.
CÁSSIO, F; GOULART, D. C.. A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: das promessas da reforma ao ensino médio nem-nem. Retratos da escola, v. 16, n. 35, p. 285-293, 2022.
CÁSSIO, Fernando. A reforma do ensino médio e seus eufemismos. CartaCapital, 02 abr. 2024. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/opiniao/a-reforma-do-ensino-medio-e-seus-eufemismos/. Acesso em: 29/09/2025.
MATTOS, K. R. C. ; AMESTOY, M. B.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. de. A BNCC e os interesses empresariais: simbioses entre o Público e o Privado na Educação. Educação, [S. l.], v. 50, n. 1, p. e62/1–41, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/87114 Acesso em: 29 set. 2025.
MARTINS, Lígia Márcia. O sofrimento e/ou adoecimento psíquico do(a) professor(a) em um contexto de fragilização da formação humana. Cadernos Cemarx, Campinas, n. 11, p. 127–144, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cemarx/article/view/11294. Acesso em: 29 set. 2025.
PRADO, Mariana. Após reforma do ensino médio, alunos têm aulas de "O que rola por aí", RPG e brigadeiro caseiro. Exame, São Paulo, 13 fev. 2023. Disponível em: https://exame.com/brasil/apos-reforma-do-ensino-medio-alunos-tem-aulas-de-o-que-rola-por-ai-rpg-e-brigadeiro-caseiro/. Acesso em: 30 set. 2025.
VIEGAS, Moacir Fernando; LAMB, Marcelo Eder. Plataformas digitais, Estado e desigualdade no trabalho docente com dados. Cadernos CEDES, Campinas, v. 45, n. 2, 2025.
SANTOS, Franciel Del Vecchio; JORGE, Carlos Henrique Miranda; AGUIAR, Gracielle Almeida. o mal-estar na docência: condições de trabalho e sua (inter) relação com o adoecimento psíquico. Cadernos da FUCAMP, v. 40, 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;