Marxismo e educação: desafios contemporâneos (parte II)

Autores

  • Hélio da Silva Messeder Neto Universidade Federal da Bahia http://orcid.org/0000-0002-6620-2989
  • Giselle Modé Magalhães Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Palavras-chave:

Educação Marxista, Revolução Brasileira, Reformas Neoliberais

Resumo

No primeiro dossiê da revista Germinal: marxismo e educação em debate deste ano de 2025, intitulado Marxismo e Educação: desafios contemporâneos, ficou evidente como a dinâmica antagônica da luta de classes está expressa, com as devidas mediações, no complexo educacional. O projeto do capital para a educação ganha contornos cada vez mais berrantes e se expressa no avanço da financeirização, na ascensão da extrema direita, na desregulamentação das relações de trabalho e na formação de trabalhadores cada vez mais dóceis e precarizados. Detalhando melhor alguns aspectos da realidade brasileira e as reformas que vem acontecendo na educação que aprofundam a desigualdade de classes, este dossiê se soma ao primeiro número da revista para continuar tratando de questões candentes do nosso tempo, que vão desde elementos mais gerais sobre o papel da educação na sociedade capitalista contemporânea até questões  particulares sobre a expressão deste modo de produção na sociedade brasileira com toda a sua diversidade. Desejamos que os textos deste número se espalhem pela educação brasileira, e possam somar forças na luta por uma educação revolucionária.

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Biografia do Autor

Hélio da Silva Messeder Neto, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Doutorado pelo programa de pós graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA.Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia.É lider do grupo de pesquisa ENCONCIENCIAs (Grupo de PesquisaemEnsino Concreto de Ciências). Lattes: http://lattes.cnpq.br/5284620682449345. Orcid:http://orcid.org/0000-0002-6620-2989. E-mail helioneto@ufba.br

Giselle Modé Magalhães , Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Doutora em Educação Escolar. Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Psicóloga. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Concreta (GEPCO) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Concreta da UFSCar (GEPCO-UFSCar): http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/822338. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2726281356078379. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4045-704. E-mail: gisellemagalhaes@ufscar.br  

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Publicado

2025-10-08

Como Citar

Messeder Neto, H. da S., & Magalhães , G. M. (2025). Marxismo e educação: desafios contemporâneos (parte II). Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 17(2), 1–7. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/70341