Revisão sistemática acerca das relações de gêneros e sexualidades na educação básica brasileira, entre os anos 2001 a 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v3i20.56790

Resumo

A presente pesquisa problematizou: “Quais são as temáticas dialogadas pelas pesquisas científicas brasileiras no tocante às relações de gêneros e sexualidades na educação básica?”. Nossa proposta foi de contribuir com os diálogos acerca dos estudos de gêneros e sexualidades, no âmbito da educação básica brasileira, por compreendermos a necessidade de se promover debates acerca da diversidade de gêneros e sexualidades nas instituições escolares brasileiras, como feito por Louro (1997), Asinelli-Luz (2008), Silva (2010), Miskolci (2012), Butler (2016), Paraíso (2016), dentre outros(as). Operacionalmente, realizamos a pesquisa de revisão sistemática em três bancos de dados, a saber: 1) Scielo; 2) BDTD; e 3) CAFe. Os resultados obtidos demonstraram que, entre os anos 2001 e 2022, 158 pesquisas foram publicadas sobre o tema gêneros e sexualidades na educação básica. Esses dados foram tematizados, a fim de sistematizá-los e realizarmos sua análise. No presente artigo, indicamos, com base nas citações e referências, as pesquisas que foram identificadas.

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Biografia do Autor

Ramon de Oliveira Bieco Braga, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação nos cursos de Licenciatura em Geografia (UNIANDRADE, 2012), Bacharelado em Geografia (UFPR, 2018) e em Pedagogia (UFPR, 2023). Mestrado em Geografia (UFPR, 2015) e Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino (UFPR, 2024). Doutorado em Geografia (UEPG, 2020) e Pós Doutorado em Educação (UFPR, 2021). Atualmente, é Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Cesar Alves de Meira Filho, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Bacharelado em Pintura (EMBAP, 2003) e Licenciatura em Artes Visuais (FAP, 2008). Especialização em Interdisciplinaridade em Artes e Ensino das Artes (FAP, 2010). Atualmente é Mestrando no Programa de Pós-Graduação Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Araci Asinelli-Luz, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em História Natural (PUCPR, 1969). Mestrado em Educação (UFPR, 1987). Doutorado em Educação (USP, 1999). Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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Publicado

2024-12-04

Como Citar

Braga, R. de O. B., Meira Filho, C. A. de, & Asinelli-Luz, A. (2024). Revisão sistemática acerca das relações de gêneros e sexualidades na educação básica brasileira, entre os anos 2001 a 2022. Revista Periódicus, 3(20), 241–271. https://doi.org/10.9771/peri.v3i20.56790