A diferença em cena

uma pedagogia midiática em Smiley

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v2i21.58822

Resumo

Como uma breve reflexão sobre a comédia romântica Smiley, este texto se desenvolve considerando os elementos básicos que configuram o subgênero da obra, enfatizando o quanto esses elementos são utilizados através de um discurso que privilegia a diferença normativa, sobretudo, ao próprio campo de produção cinematográfica através de outras representações de gênero e sexualidade. Essa característica é considerada quando se analisa o caráter político e educativo deste produto cultural, que desafia os parâmetros discursivos tradicionais utilizados em seu subgênero cinematográfico. Para tal, são utilizados conceitos interdisciplinares nesta análise, aliando contribuições de Estudos Culturais e Estudos de Gênero, por exemplo, com o intuito de oferecer uma alternativa de leitura crítica sobre a construção e recepção de mensagens que estruturam a série. Dessa forma, a produção artística em questão é apontada, assim, como um artefato pedagógico significativo para a alfabetização midiática que promova deslocamentos importantes nos parâmetros sociais e culturais.

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Biografia do Autor

George Souza de Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Filosofia e Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

2025-04-24

Como Citar

Souza de Melo, G. (2025). A diferença em cena: uma pedagogia midiática em Smiley. Revista Periódicus, 2(21), 263–282. https://doi.org/10.9771/peri.v2i21.58822