Mulheres em situação de rua abrigadas
vulnerabilidades e resistências no cotidiano
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v3i21.62684Resumo
Esta pesquisa qualitativa de iniciação científica investiga, por meio de uma análise interseccional, vulnerabilidades individuais, sociais e programáticas de usuárias do serviço de acolhimento institucional para mulheres em situação de rua, debatendo também algumas das estratégias de enfrentamento articuladas por elas no cotidiano. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica e, em um segundo momento, mediante aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Londrina bem como autorização das participantes, a investigação seguiu pela perspectiva metodológica da pesquisa participante, com o intuito de vivenciar parte das atividades realizadas no cotidiano do referido serviço público e, principalmente, articular conhecimentos em diálogo com as mulheres abrigadas. Por fim, nas considerações finais, são analisadas estratégias de autodefinição que as usuárias articulam como resistência aos estereótipos vinculados à situação de rua.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Luiza Martins Ferroni Alves, Flávia Fernandes de Carvalhaes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).






