Mulheres em situação de rua abrigadas

vulnerabilidades e resistências no cotidiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v3i21.62684

Resumo

Esta pesquisa qualitativa de iniciação científica investiga, por meio de uma análise interseccional, vulnerabilidades individuais, sociais e programáticas de usuárias do serviço de acolhimento institucional para mulheres em situação de rua, debatendo também algumas das estratégias de enfrentamento articuladas por elas no cotidiano. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica e, em um segundo momento, mediante aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Londrina bem como autorização das participantes, a investigação seguiu pela perspectiva metodológica da pesquisa participante, com o intuito de vivenciar parte das atividades realizadas no cotidiano do referido serviço público e, principalmente, articular conhecimentos em diálogo com as mulheres abrigadas. Por fim, nas considerações finais, são analisadas estratégias de autodefinição que as usuárias articulam como resistência aos estereótipos vinculados à situação de rua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza Martins Ferroni Alves, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em psicologia pela Universidade Estadual de Londrina. Residente técnica da Secretaria de Justiça do Estado do Paraná.

Flávia Fernandes de Carvalhaes, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em psicologia. Professora adjunta do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2025-06-20

Como Citar

Martins Ferroni Alves, A. L., & Fernandes de Carvalhaes, F. . (2025). Mulheres em situação de rua abrigadas: vulnerabilidades e resistências no cotidiano. Revista Periódicus, 3(21), 292–308. https://doi.org/10.9771/peri.v3i21.62684