Raça não existe

narrativas de docentes universitárias sobre gênero, raça e sexualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v3i21.63499

Resumo

A sociedade brasileira, marcada por um passado colonial que ainda reverbera no presente, tem o ambiente formativo como um dos espaços de reprodução da mentalidade eurocêntrica universalista. No entanto, também pode ser um local de tensionamento das relações de poder estruturadas pelo racismo e sexismo. Para que isso ocorra, a formação inicial e continuada deve tratar esses assuntos de maneira ética e aprofundada. Nesse sentido, o presente estudo apresenta e problematiza as compreensões de duas docentes universitárias sobre raça, sexualidade e gênero no curso de Pedagogia. A metodologia empregada consistiu em uma abordagem qualitativa para analisar entrevistas semiestruturadas com quatro docentes. Neste texto, são apresentados os relatos de duas professoras universitárias do curso de Pedagogia oferecido pela Universidade Estadual do Paraná. A fundamentação teórica para a discussão e análise dos dados produzidos pelas entrevistas baseou-se na perspectiva dos estudos de gênero e das relações raciais, sob um prisma interseccional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlane Queiroz Pereira, Universidade Federal do Paraná

Mestra em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR). Doutoranda na mesma instituição. Graduada em Pedagogia na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Mulher negra, cisgênera e lésbica.

Megg Rayara Gomes de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação. Professora adjunta no setor de educação e professora no Programa de Pós-graduação em educação na Universidade Federal do Paraná. Travesti negra.

Downloads

Publicado

2025-06-20

Como Citar

Queiroz Pereira, A., & Gomes de Oliveira, M. R. (2025). Raça não existe: narrativas de docentes universitárias sobre gênero, raça e sexualidade. Revista Periódicus, 3(21), 274–291. https://doi.org/10.9771/peri.v3i21.63499