Saberes “Akaiutibiró”

artesania indígena LGBTQIAPN+

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i22.64271

Resumo

Este artigo aborda a artesania indígena Potiguara LGBTQIAPN+, produzida no litoral Norte da Paraíba, advinda de uma pesquisa de Mestrado na área de Ensino. Consequentemente à investigação, arquitetou-se um Produto Educacional (PE), tipificado como “exposição iconográfica”, aplicado na XVIII Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia (SECT/IFPB). A imersão do público na exposição rendeu uma avaliação, cujos resultados esmeraram significativas distinções à artesania Potiguara LGBTQIAPN+. Como desfecho, o legado étnico-cultural e histórico-artístico sobre arte popular e pluralidade de saberes pode otimizar conteúdos transversais para a formação omnilateral, superando o pensamento abissal, amplificando concepções sobre povos originários, interculturalidade, trabalho, artesania, classe, raça, etnia, gênero e sexualidade, suplantando aporias neoliberais, neocoloniais e neopatriarcais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Washington de Morais Medeiros, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa. Coordenador do grupo de estudos e pesquisas em gênero e sexualidade (LogunGen).

Adriano Sérgio Bezerra de Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFPB). Docente, artista/artesão, Design de Moda.  Professor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa.

Downloads

Publicado

2025-09-04

Como Citar

de Morais Medeiros, J. W., & Bezerra de Oliveira, A. S. (2025). Saberes “Akaiutibiró”: artesania indígena LGBTQIAPN+. Revista Periódicus, 1(22), 57–90. https://doi.org/10.9771/peri.v1i22.64271

Edição

Seção

Fluxo contínuo