Saberes “Akaiutibiró”
artesania indígena LGBTQIAPN+
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i22.64271Resumo
Este artigo aborda a artesania indígena Potiguara LGBTQIAPN+, produzida no litoral Norte da Paraíba, advinda de uma pesquisa de Mestrado na área de Ensino. Consequentemente à investigação, arquitetou-se um Produto Educacional (PE), tipificado como “exposição iconográfica”, aplicado na XVIII Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia (SECT/IFPB). A imersão do público na exposição rendeu uma avaliação, cujos resultados esmeraram significativas distinções à artesania Potiguara LGBTQIAPN+. Como desfecho, o legado étnico-cultural e histórico-artístico sobre arte popular e pluralidade de saberes pode otimizar conteúdos transversais para a formação omnilateral, superando o pensamento abissal, amplificando concepções sobre povos originários, interculturalidade, trabalho, artesania, classe, raça, etnia, gênero e sexualidade, suplantando aporias neoliberais, neocoloniais e neopatriarcais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Washington de Morais Medeiros, Adriano Sérgio Bezerra de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).