Lesbianidade e negritude
uma análise a partir das vivências da personagem Alike
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v3i21.64532Resumo
Este artigo, de abordagem qualitativa, trata da interseção entre lesbianidade e negritude por meio da análise da identidade da personagem Alike, protagonista do filme " Pariah ". O objetivo deste trabalho é compreender, num contexto de discursivização da existência da mulher negra na arte cinematográfica, como as macro e micro violências atravessam as identidades de mulheres negras lésbicas, analisando a narrativa de história de vida da personagem. A análise foi construída através da Psicologia Social Crítica, em diálogo com o materialismo histórico dialético, proporcionando uma compreensão da identidade como um processo em constante movimento. Observamos que os atravessamentos da lesbofobia e do racismo permeiam a construção da identidade da personagem, limitando suas possibilidades de existência. A pesquisa permitiu perceber a importância da construção de uma identidade política na história da personagem, uma vez que isso possibilita a construção de fragmentos de emancipação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tiffany Simpliciana de Souza, Isadora Oliveira Rocha , Renata Chrystina Bianchi de Barros, Fernando César Paulino-Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).






