Lógicas drag

as queens como personagens conceituais no pensamento butleriano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v2i21.58658

Resumo

Neste artigo parte-se das discussões acerca dos personagens conceituais (Deleuze; Guattari, 2010) e do método da dramatização (Deleuze, 2005) para ler as variações da figura da drag queen no pensamento de Judith Butler (2015, 2017, 2018, 2019, 2022). Por essa via, através de uma revisão bibliográfica nos livros individuais de Butler, publicados até 2020, foram localizadas quatro variações de tal personagem, as quais foram denominadas: a drag queen Imitadora; a drag queen Ambivalente; a drag queen Melancólica; e a drag queen Fantasiadora. Cada uma dessas é analisada em relação às distintas lógicas implicadas nas transformações do conceito de performatividade de gênero. Por fim, sugere-se que, para além de generalizar tais figuras, é necessário proliferar outros personagens capazes de dramatizar as lógicas das montações artísticas latino-americanas, como a transformista cholitas e as drag themônias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Ostruca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Comunicação e Informação (UFRGS) e Bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). É membro do Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC/CNPq), atuando no núcleo Corporalidades. 

Bruno Leites, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente no Departamento de Comunicação (DECOM) e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É membro do Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC/CNPq), em que coordena a linha "Agenciamentos da imagem" (GPAGI).

Tatiana Gomes dos Santos

Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGOM/UFRGS). Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Participa do Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC/CNPq).

Downloads

Publicado

2025-04-24

Como Citar

Ostruca, D., Leites, B., & Gomes dos Santos, T. (2025). Lógicas drag: as queens como personagens conceituais no pensamento butleriano. Revista Periódicus, 2(21), 134–156. https://doi.org/10.9771/peri.v2i21.58658