Fair play e as relações de gênero no filme Jogo Justo (2023)
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i22.64329Resumo
No presente artigo analisamos o filme Fair Play, lançado em 2023 pelo Streaming Netflix, dirigido por Chloe Domont. A fim de entender como as relações de gênero impactam o mercado de trabalho e se o termo “Jogo Justo” cabe dentro de tal contexto. Metodologicamente, trabalhamos com o conceito dos Estudos Culturais, compreendendo que um filme é uma representação da sociedade que busca retratar a partir da visão de seus idealizadores. Tácito, percebemos que os cargos de liderança são predominantemente ocupados por homens, haja vista que estes são incentivados desde criança a ocuparem locais competitivos enquanto as mulheres são educadas para tarefas mais sutis, deste modo, ao fim do estudo ponderamos que o Fair Play não é justo quanto às relações de gênero, uma vez que para uma mulher ascender profissionalmente, o esforço tende a ser maior se compararmos com o homem, não pela sua falta de competência, mas pelo sistema que as objetifica, tirando-lhes os méritos de suas conquistas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gleissiano Ruan de Freitas, Isaías Batista de Oliveira Júnior, Eliane Rose Maio, Fabiane Freire França

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).






