Fair play e as relações de gênero no filme Jogo Justo (2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i22.64329

Resumo

No presente artigo analisamos o filme Fair Play, lançado em 2023 pelo Streaming Netflix, dirigido por Chloe Domont. A fim de entender como as relações de gênero impactam o mercado de trabalho e se o termo “Jogo Justo” cabe dentro de tal contexto. Metodologicamente, trabalhamos com o conceito dos Estudos Culturais, compreendendo que um filme é uma representação da sociedade que busca retratar a partir da visão de seus idealizadores. Tácito, percebemos que os cargos de liderança são predominantemente ocupados por homens, haja vista que estes são incentivados desde criança a ocuparem locais competitivos enquanto as mulheres são educadas para tarefas mais sutis, deste modo, ao fim do estudo ponderamos que o Fair Play não é justo quanto às relações de gênero, uma vez que para uma mulher ascender profissionalmente, o esforço tende a ser maior se compararmos com o homem, não pela sua falta de competência, mas pelo sistema que as objetifica, tirando-lhes os méritos de suas conquistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleissiano Ruan de Freitas, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM), com amparo de uma Bolsa de Demanda Social (DS) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), possui licenciatura plena em História pela mesma instituição e é membro Núcleo de Pesquisa e Estudo em Diversidade Sexual (NUDISEX).

Isaías Batista de Oliveira Júnior, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), licenciado em Pedagogia e Educação Física e graduado em Nutrição. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. (PPE/UEM) e do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP/UEM).

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), formada em Psicologia com especialização em Sexologia. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. (PPE/UEM) e é coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Estudo em Diversidade Sexual (NUDISEX).

Fabiane Freire França, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, possui licenciatura em Pedagogia. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM) e do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP/UEM e é diretora do Núcleo de Educação à Distância da mesma instituição (NEAD/UEM).

Downloads

Publicado

2025-09-04

Como Citar

Ruan de Freitas, G., Batista de Oliveira Júnior, I. ., Rose Maio, E., & Freire França, F. (2025). Fair play e as relações de gênero no filme Jogo Justo (2023). Revista Periódicus, 1(22), 162–174. https://doi.org/10.9771/peri.v1i22.64329

Edição

Seção

Fluxo contínuo