Gênero e colonialidade como marcadores das/nas ações em saúde da população transmasculina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i22.64505

Resumo

Nos debates sobre gênero, a presença de homens trans e pessoas transmasculinas tem sido cada vez mais significativa, sendo fundamental a ampliação do conhecimento sobre as questões relativas a essa população. Em virtude disso, o presente artigo tem por objetivo debater como as questões de gênero e colonialidade são marcadores que atravessam as ações em saúde da população transmasculina do nordeste brasileiro, discutindo esses processos a partir das trajetórias de vida de homens trans/pessoas transmasculinas acompanhadas através de um percurso etnocartográfico desenvolvido na cidade de Recife (PE). Os resultados apontam para a necessidade de maior problematização da cisgeneridade enquanto categoria que orienta a construção diagnóstica da transgeneridade, correlacionando-a com a matriz colonial de poder. Dentre os muitos achados da pesquisa - que dialogou com as multiplicidades na constituição do ser/se fazer homem que atravessam as experiências de homens trans/pessoas transmasculinas no nordeste brasileiro - destacamos neste artigo o acesso à saúde e seus impactos sobre o cuidado integral por parte de homens trans/pessoas transmasculinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benjamin Vanderlei dos Santos, Centro Universitário Maurício de Nassau

Doutor em Psicologia. Professor do Centro Universitário Mário Pontes Jucá – UMJ e da UNINASSAU (Maceió/AL).

Maria Teresa Nobre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Sociologia. Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGPsi/UFRN).

Downloads

Publicado

2025-09-04

Como Citar

Vanderlei dos Santos, B., & Nobre, M. T. (2025). Gênero e colonialidade como marcadores das/nas ações em saúde da população transmasculina. Revista Periódicus, 1(22), 127–142. https://doi.org/10.9771/peri.v1i22.64505

Edição

Seção

Fluxo contínuo