Revista Repertório n. 43 (abril/2026) Dossiê: Corporalidades Expandidas: Tecnodiversidade e Poéticas Digitais nas Artes da Cena Contemporânea
Este dossiê pretende abrigar as diversas propostas estéticas, processos criativos e configurações artísticas das Artes da Cena realizadas a partir da mediação tecnológica. Interessa-nos registrar projetos que se utilizam de distintas tecnologias e dispositivos digitais e que, com isso, promoveram uma expansão nos modos de criação e apreciação da cena contemporânea. Portanto, abrimos esse espaço para investigações que explorem as múltiplas articulações entre o corpo performático, nas diversas linguagens cênicas, e o universo digital, revelando a tecnodiversidade de abordagens e as poéticas digitais emergentes.
As tecnologias da informação e comunicação, a robótica, o vídeo mapping, as projeções, as realidades estendidas (virtual, aumentada, mista), os ambientes imersivos e os diversos tipos de interatividade possibilitaram uma mudança das artes da cena contando com corporalidades expandidas ou fragmentadas através dos variados dispositivos tecnológicos. As Artes do Corpo são afetadas pelas tecnologias digitais lidando com essa questão ao redefinir os limites e as possibilidades de nossas corporalidades orgânicas. Elas promovem um lugar privilegiado para investigar as relações existentes entre as corporalidades e os dispositivos tecnológicos.
Encorajamos a submissão de artigos que abordem, mas não se limitem às indicações que seguem. Preferencialmente, estimulamos a submissão de artigos sobre as Artes Cênicas em relação:
- com a inteligência artificial;
- com as realidades estendidas (virtual, aumentada e mista);
- ao ecotecnoceno;
- a investigação das tecnologias digitais em articulação com posicionamentes anti-colonial, de(s)colonial e contra-colonial, podendo estabelecer ou não paralelos com dispositivos ancestrais;
- a tecnodiversidade com foco nas perspectivas do sul global;
- as implicações éticas, estéticas e políticas da incorporação tecnológica nas artes do corpo;
- a acessibilidade e a inclusão promovidas pelas tecnologias digitais nas artes da cena.
Para além destes, são bem-vindos artigos sobre:
- integração de tecnologias interativas na performance ao vivo;
- uso de captura de movimento (mocap) seja para estudos do corpo ou para fins estéticos;
- o audiovisual como elemento constitutivo da dramaturgia da cena, da cenografia ou da videografia;
- as novas corporeidades que emergem da relação entre o corpo e a tecnologia, incluindo corpos híbridos, avatares e ciborgues;
- a presença e a virtualidade na performance digital e híbrida;
- obras e processos criativos que utilizam tecnologias digitais para expandir a relação com o público;
- a criação de espetáculos e performances que exploram a tecnodiversidade e as poéticas digitais em diferentes contextos, para além do palco;
- a iluminação cênica investigada a partir da mediação tecnológica, seja a partir da interatividade ou não.
Este dossiê visa catalisar um diálogo crítico, analítico e criativo sobre o presente e o futuro das artes do corpo, sem desconsiderar os lastros ancestrais, em um cenário cada vez mais permeado pelas tecnologias digitais, celebrando a pluralidade de abordagens e a potência inventiva dos artistas da cena.
Formatos aceitos:
Buscamos propostas em formato de artigos acadêmicos, ensaios, entrevistas, análises e relatos de processos criativos que explorem criticamente a intersecção entre corpo e tecnologia nas artes da cena.
O enfoque da revista
“REPERTÓRIO, periódico do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia – PPGAC-UFBA, há quase duas décadas, tem por missão incentivar a práxis transdisciplinar em artes cênicas, com ênfase no pensamento contemporâneo. Mantém seu foco na produção do pensar-fazer em arte, predominantemente em duas frentes: no âmbito internacional, ao fomentar e fortalecer as relações ibero-americanas; no âmbito nacional, privilegiando contribuições advindas das regiões Norte e Nordeste do país. Dessa maneira, busca romper com a hegemonia eurocêntrica e aquela do eixo Sul-Sudeste e, sobretudo, produzir e divulgar narrativas mito-poéticas que espelhem e traduzam realidades locais e transnacionais, contribuindo para apresentar a diversidade artística, cultural e acadêmica, nos níveis local, nacional e mundial.” - tomado de la página de la revista
Submissão até 30/09/2025 (seção EM FOCO): https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/information/authors
Publicação ABRIL/2026