ANÁLISE ACERCA DA NECESSIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A GARANTIA DO ACESSO À JUSTIÇA E DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.9771/rppgd.v35i0.57860Palavras-chave:
Acesso à justiça, Dignidade humana, Direitos fundamentais, Direitos da personalidade, Políticas públicasResumo
O sistema normativo brasileiro é composto por diversas normas, constitucionais e infraconstitucionais, em especial quanto à proteção do ser humano. Tem-se, assim, como objetivo da presente pesquisa, analisar a necessidade de implementação de políticas públicas a fim de que os direitos fundamentais e os direitos da personalidade sejam de fato garantidos. A partir do método dedutivo e da metodologia histórica, bibliográfica e documental, utiliza-se da análise de diversas obras e artigos científicos, bem como da legislação interna no que se refere aos direitos fundamentais, em especial ao acesso à justiça, e aos direitos da personalidade. Conclui-se que, embora inúmeros direitos fundamentais e da personalidade estejam legitimados da ordem jurídica do país, sua mera disposição legal não é suficiente, daí porque se exige do Poder Público a implementação de políticas públicas que permitam a sua plena garantia a todo e qualquer cidadão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado