PATENTES DE CÉLULAS-TRONCO: UM OLHAR BIOÉTICO
DOI:
https://doi.org/10.9771/rbda.v9i15.11315Abstract
O trabalho visa, a partir de uma análise bioética, evidenciar aimpossibilidade de patenteamento de células-‑tronco em virtude desta
não se enquadrar no conceito de invenção, sendo, na verdade, mera
descoberta. Adverte-se ainda para tendência de ordenamentos alie-‐nígenas quanto a releitura dos critérios de patenteabilidade. Por fim,
ainda que inadmitida esta proteção jurídica para as células-tronco,
destaca-se que sendo estas permitidas há que constar nas legislações
que regem a matéria a necessidade do consentimento livre dos doado-
res destas unidades celulares.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.