UNIVERSIDADES FEDERALES: la financiación les quita autonomía?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v38i0.65172

Palabras clave:

Universidades Federales, autonomía, financiación, gestión financiera

Resumen

Este estudio investiga los mecanismos de financiamiento de las Universidades Federales (UF) brasileñas y pretende demostrar cómo los mecanismos presupuestarios se han utilizado para socavar la autonomía de estas instituciones. Utilizando fuentes de datos oficiales, el estudio identifica la cantidad de recursos financieros asociados a las Universidades Federales y, considerando los diversos mecanismos de financiamiento, identifica cuáles están efectivamente disponibles para el ejercicio de la autonomía universitaria. Las universidades gozan de autonomía en la gestión financiera establecida por la Constitución de 1988. Lo que se observa, sin embargo, es la introducción de una serie de mecanismos que impiden la implementación de este marco legal. Los mecanismos son muy diversos, desde la especificación de recursos insuficientes para el mantenimiento y desarrollo de sus actividades, hasta la orientación de buscar fuentes alternativas para pagar los gastos básicos para su funcionamiento.

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Biografía del autor/a

Nelson Cardoso Amaral, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás. Professor Emérito da UFG (2023). Atualmente é Presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA) no biênio 2022-2025. Desenvolve pesquisas na área do financiamento educacional e, publicou recentemente, dentre outros textos: “Financiamento Educacional no Brasil e países da OCDE: os desafios brasileiros”, Educ. Soc., Campinas, v. 45, e286614, 2024; Financiamento público para a produção do conhecimento: que caminhos seguir? Como viabilizar os recursos financeiros para implementar mais condições para a produção do conhecimento no Brasil?” Cienc. Cult. vol.75 no.1 São Paulo Jan/Mar 2023.

Weber Tavares da Silva Junior, Instituto Federal de Goiás

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Goiás (UFG), pesquisa os mecanismos de financiamento da educação pública no Brasil e seus impactos na sociedade. Embora seu foco principal seja a análise do FUNDEB, seus estudos abrangem o financiamento da educação pública, tanto no ensino básico quanto no ensino superior. Publicou, entre outros textos, o artigo “The funding of public basic education and educational results: Review of foreign literature and reflections on the Brazilian context” no periódico Education Policy Analysis Archives (ISSN 1068-2341); o capítulo de livro “Como as Universidades Federais morrem: uma análise crua e perturbadora das ameaças perpetradas pelo bolsonarismo.” In: Resiane Silveira. (Org.). Educação do Seculo XXI: revolucionando a sala de aula. 1ed. Formiga/MG: UniEsmero, 2025; além de dezenas resumos, resumos expandidos e trabalhos completos em anais de congressos, e diversas colunas em jornais de circulação regional e nacional.

João Carlos Salles, Universidade Federal da Bahia

Licenciado e Mestre pela UFBA, sendo Doutor em Filosofia pela Unicamp. Membro da Academia de Letras da Bahia e da Academia de Ciências da Bahia, é também pesquisador do CNPq. Foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), de 2002 a 2006 e da Sociedade Interamericana de Filosofia (SIF), de 2013 a 2019. Foi Reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) por dois mandatos, de 2014 a 2022, tendo sido vice-presidente e presidente da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). Autor de vários livros, publicou mais recentemente: Gatos, Peixes e Elefantes: A Gramática dos Acordos Profundos (Aretê, 2024) e Entreato: Exercícios de Política e Filosofia (Quarteto, 2024).

 

CONTRIBUIÇÃO DE AUTORIA:

Nelson Cardoso Amaral – Conceitualização. Metodologia. Escrita-esboço original. Escrita-revisão  edição.

Weber Tavares da Silva Junior – Curadoria de Dados. Análise formal e Validação.

João Carlos Salles – Conceitualização. Escrita – revisão e edição.

Citas

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Publicado

2025-07-01

Cómo citar

Cardoso Amaral, N. ., Tavares da Silva Junior, W. ., & Salles, J. C. . (2025). UNIVERSIDADES FEDERALES: la financiación les quita autonomía?. Caderno CRH, 38, e025020. https://doi.org/10.9771/ccrh.v38i0.65172

Número

Sección

Dossiê Especial