TESTE DE LITERACIA FUNCIONAL EM SAÚDE NO ADULTO: PROCESSO PRELIMINAR DE ADAPTAÇÃO CULTURAL E VALIDAÇÃO

Autores

  • Cristina Maria da Silva Saraiva Escola Superior de Enfermagem de Lisboa - Esel
  • Maria Deolinda da Luz Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, ESEL

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v31i1.17986

Resumo

Objectivo: Traduzir para adaptação cultural e validação da versão portuguesa (Portugal) do teste de Literacia Funcional em Saúde, no Adulto.  Método: Tradução e adaptação cultural da versão original para língua portuguesa utilizada pelas instituições de saúde segundo as orientações de Beaton. Aplicada a versão portuguesa do teste a 148 participantes com o diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crónica através de uma entrevista presencial. Realizada a análise estatística para avaliar a validade das medidas dos dados sociodemográficos, a consistência interna e a fiabilidade. Resultados: A média de idade dos participantes é de 63,2 anos, 54,4% tem o ensino obrigatório, 46,6% tem um salário mensal entre 505€, e 1500€. A validação da consistência interna e da correlação dos itens da escala do pré-teste e do teste foi determinado de acordo com os critérios estabelecidos entre razoável e excelente. Conclusão: O nível adequado de Literacia Funcional em Saúde é o mais representativo destes participantes em todos os graus de ensino, excepto no 1º ciclo. Mais estudos são necessários numa população mais alargada com doença crónica e saudável nesta versão Portuguesa (Portugal).

 

Descritores: Literacia em Saúde; Teste de Literacia Funcional em Saúde no adulto; Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica; Validação e Adaptação Cultural 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Maria da Silva Saraiva, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa - Esel

Cristina Saraiva
Professora Adjunta
Departamento deEnfermagem de Reabilitação
Coordenadora da CTLPE
cristina.saraiva@esel.pt
217913400

Maria Deolinda da Luz, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, ESEL

Professora Doutora em Psicologia da Saúde (Orientadora)
Professora Coordenadora da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, ESEL.

 

PhD Health Phsychology (Advisor/Tutor)
Professora Coordenadora da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, ESEL
dluz@esel.pt

Publicado

2017-03-31

Como Citar

Saraiva, C. M. da S., & Luz, M. D. da. (2017). TESTE DE LITERACIA FUNCIONAL EM SAÚDE NO ADULTO: PROCESSO PRELIMINAR DE ADAPTAÇÃO CULTURAL E VALIDAÇÃO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 31(1). https://doi.org/10.18471/rbe.v31i1.17986

Edição

Seção

Artigo Original