TESTE DE LITERACIA FUNCIONAL EM SAÚDE NO ADULTO: PROCESSO PRELIMINAR DE ADAPTAÇÃO CULTURAL E VALIDAÇÃO

Authors

  • Cristina Maria da Silva Saraiva Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, ESEL
  • Maria Deolinda da Luz Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, ESEL

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v31i1.17986

Abstract

Objectivo: proceder à tradução, adaptação cultural e validação da versão portuguesa (Portugal) do teste de literacia Funcional em saúde, nos adultos; e identificar o nível de literacia em saúde das pessoas com Doença Pulmonar Obstrutriva Crónica. Método: tradução e adaptação cultural da versão original para língua portuguesa utilizada pelas instituições de saúde segundo as orientações de Beaton. Aplicada a versão portuguesa do teste a 148 participantes com o diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crónica por meio da entrevista. Realizada a análise estatística. Resultados: a validação da consistência interna e da correlação dos itens da escala do pré-teste e do teste foi determinada de acordo com os critérios estabelecidos entre razoável e excelente. Conclusão: a experiência adquirida por meio do contacto prolongado com o sistema de cuidados de saúde, nomeadamente por uma doença crónica, como a DPOC, e com aptidões de literacia, pode contribuir para a compreensão e o conhecimento do próprio estado de saúde, bem como o desenvolvimento de competências para gerir, tomar decisões e utilizar adequadamente os cuidados de saúde.

Descritores: Literacia em Saúde; Teste de Literacia Funcional em Saúde no Adulto; Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica; Validação e Adaptação Cultural.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cristina Maria da Silva Saraiva, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, ESEL

Doutoranda, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Portugal.
Mestre em Psicologia da Saúde, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, ISPA
Especialista em Enfermagem de Reabilitação
Professora Adjunta da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, ESEL
cristina.saraiva@esel.pt
TM 00351 919 803 469
Rua Arnaldo Ferreira, 4 Bloco 3 – 4ª C 1750-412 Lisboa Portugal

 

PhD Student, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Portugal.
Health Phsychology, Ms, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, ISPA
Especialista em Enfermagem de Reabilitação
Professora Adjunta da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, ESEL
cristina.saraiva@esel.pt
TM 00351 919 803 469
Rua Arnaldo Ferreira, 4 Bloco 3 – 4ª C 1750-412 Lisboa, Portugal

Maria Deolinda da Luz, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, ESEL

Professora Doutora em Psicologia da Saúde (Orientadora)
Professora Coordenadora da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, ESEL.

 

PhD Health Phsychology (Advisor/Tutor)
Professora Coordenadora da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, ESEL
dluz@esel.pt

Published

2017-03-31

How to Cite

Saraiva, C. M. da S., & Luz, M. D. da. (2017). TESTE DE LITERACIA FUNCIONAL EM SAÚDE NO ADULTO: PROCESSO PRELIMINAR DE ADAPTAÇÃO CULTURAL E VALIDAÇÃO. Revista Baiana De Enfermagem, 31(1). https://doi.org/10.18471/rbe.v31i1.17986

Issue

Section

Original Article