EXPERIÊNCIA DE INTERAÇÃO DE AJUADA COM DOIS ALUNOS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Maria Inês L. C. Ribeiro
  • Sandra Cristina S. Miyasaki
  • Antonio Regina F. Furegato
  • Maria Cecília M. Scatena

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v18i1.3873

Palavras-chave:

Relacionamento interpessoal, Ensino, Enfermeira

Resumo

Preocupados com a formação do enfermeiro e do técnico, propomos relatar as experiências de docentes com alunos que apresentam problemas com sua saúde mental. O professor deve atentar aos diferentes comportamentos apresentados pelo aluno, compreender suas atitudes e ajudá-lo na busca de soluções aos diferentes comportamentos apresentados pelo aluno, compreender suas atitudes e ajudá-lo na busca de soluções saudáveis para suas dificuldades. As interações entre o profissional e a pessoas que precisa de ajuda são parte do processo terapêutico. Todos concordam com os procedimentos técnicos. A análise feita pelo grupo de pós-graduandos, as reflexões das autoras e as contribuições da literatura subsidiam a apresentação dos resultados. Foram ouvidos pelos docentes que participaram da pesquisa alunos do curso técnico de enfermagem com depressão psicótica, transtorno afetivo bipolar e síndrome do pânico. A experiência confirma que o fenômeno educativo não pode se limitar à dimensão técnica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-03-24

Como Citar

1.
Inês L. C. Ribeiro M, S. Miyasaki SC, Regina F. Furegato A, M. Scatena MC. EXPERIÊNCIA DE INTERAÇÃO DE AJUADA COM DOIS ALUNOS DE ENFERMAGEM. Rev. baiana enferm. [Internet]. 24º de março de 2010 [citado 27º de setembro de 2025];18(1). Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3873

Edição

Seção

Artigo Original