PRACTICE STANDARDS FOR NURSES PROVIDING PEDIATRIC CANCER CARE IN ATLANTIC CANADA: TRADUÇÃO E VALIDAÇÃO EM PORTUGUÊS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v37.52248

Palavras-chave:

Enfermagem, Competência profissional, Oncologia, Enfermagem Pediátrica, Estudos de validação

Resumo

Objetivo: realizar tradução, adaptação cultural e validação de conteúdo e aparência do instrumento Practice Standards for Nurses Providing Pediatric Cancer Care in Atlantic Canada para o português do Brasil. Método: trata-se de um estudo de tradução, adaptação cultural e validação de conteúdo e aparência de instrumento. Participaram 8 profissionais no comitê de juízes. Resultados: houve a necessidade de adequar a semântica e correções gramaticais com a versão aprovada pela Associação Canadense de Enfermeiros em Oncologia. Adotou-se o Índice de Validade de Conteúdo. Foram realizadas três rodadas para atingir o Índice de Validade de Conteúdo ≥0,8 em 100% dos itens: primeira 233 itens (96%), segunda 9 itens (90%), terceira rodada 1 item. No pré-teste obteve-se 100% de compreensão. Conclusão: a versão traduzida do instrumento original está adequada para utilização no Brasil.

Descritores: Enfermagem. Competência Profissional. Oncologia. Enfermagem Pediátrica. Estudo de Validação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Balsanelli, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Enfermeiro. Doutor em Ciências, Especialista em UTI . Atualmente é Professor Adjunto C3 do Departamento de Administração em Serviços de Saúde e Enfermagem (DASSE) da EPE/UNIFESP; Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da EPE/UNIFESP, líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração dos Serviços de Saúde e Gerenciamento em Enfermagem - GEPAG.

Aida Maris Peres, Universidade, Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

Bacharel e Licenciada em Enfermagem e Obstetrícia. Doutora em Enfermagem. Vice-Líder do Grupo de Pesquisas em Políticas, Gestão e Práticas em Saúde. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Professora Associada IV da Universidade Federal do Paraná.

Edvane Lopes Birelo de Domenico, Universidade de São Paulo. São Paulo, São Paulo, Brasil

Enfermeira. Mestre e Doutora em Enfermagem.  Professora Associada, Livre -Docente, Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem, campus São Paulo, UNIFESP.  Consultora Ad Hoc do CNPq desde agosto de 2019. Líder do Grupo de Pesquisa GEPEBE e coordenadora da Residência Multiprofissional em Oncologia do Hospital São Paulo e do Programa de Extensão Universitária Acolhe-Onco: interdisciplinaridade no cuidado integral ao paciente com câncer.

Patricia Luciana Moreira Dias, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil

Enfermeira. Mestre em Enfermagem Pediátrica, Doutora em Ciências. Docente do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Educação em Ciências da Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Co-fundadora do Projeto Educacional OncoPed em Ação. Pesquisadora do grupo de pesquisa "Saúde e Família" da Universidade Federal de São Carlos. Membro titular da Rede Brasileira de Cuidados Paliativos Pediátricos. 

Publicado

2023-10-11

Como Citar

Oliveira, F., Balsanelli, A., Maris Peres, . A. ., Lopes Birelo de Domenico, E. ., & Luciana Moreira Dias, P. . (2023). PRACTICE STANDARDS FOR NURSES PROVIDING PEDIATRIC CANCER CARE IN ATLANTIC CANADA: TRADUÇÃO E VALIDAÇÃO EM PORTUGUÊS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 37. https://doi.org/10.18471/rbe.v37.52248

Edição

Seção

Artigo Original