INSERÇÃO E ATUAÇÃO DE ENFERMEIROS NA ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v39.62925Palavras-chave:
Enfermagem obstétrica, Enfemeiros, Pessoal de Saúde, Área de atuação Profissional, Perspectiva de gêneroResumo
Objetivo: analisar a inserção e atuação de enfermeiros obstetras na assistência de enfermagem obstétrica, na perspectiva de gênero. Método: estudo de abordagem qualitativa que utilizou o gênero como referencial conceitual. Os participantes foram enfermeiros obstetras, com atuação em hospitais e maternidades no Brasil. A coleta de dados ocorreu em ambiente virtual, por meio de entrevistas semiestruturadas, por videoconferência, de março a agosto de 2023. Os dados foram analisados por análise temática. Resultados: participaram seis enfermeiros obstetras e dos depoimentos emergiram duas categorias temáticas, evidenciando equilíbrio nos obstáculos para inserção na área de trabalho, além de dificuldades e desafios relacionados ao gênero na atuação diária. Considerações finais: o enfermeiro obstetra enfrenta o reflexo dos fatores culturais e sociais, como o histórico feminino da profissão de enfermagem, a aceitação social, preconceitos e estereótipos que impactam em sua inserção e atuação na área de cuidado à mulher no ciclo gravídico-puerperal.
Descritores: Enfermagem Obstétrica. Enfermeiros. Pessoal de Saúde. Área de Atuação Profissional. Perspectiva de Gênero.
Downloads
Referências
Harrison T. Florence Nightingale's legacy on the role of men in community nursing. Br J Community Nurs. 2021;26(6):302-306. DOI: 10.12968/bjcn.2021.26.6.302
Mulkey DC. The History of Men in Nursing: Pioneers of the Profession. J Christ Nurs. 2023;40(2):96-101. DOI: https://doi.org/10.1097/CNJ.0000000000001040.
Buchan J, Catton H. International Council of Nurses. COVID-19 and the international supply of nurses. [Internet]. 2020 [cited 2024 Ago 15]. Available from: https://www.icn.ch/system/files/documents/2020-07/COVID19_internationalsupplyofnurses_Report_FINAL.pdf [Ref list]
Terry D, Peck B, Carden C, Perkins AJ, Smithet A. Traversing the funambulist's fine line between nursing and male identity: a systematic review of the factors that influence men as they seek to navigate the nursing profession. Eur J Investig Health Psychol Educ. 2020;10(3):691–703. DOI: https://doi.org/10.3390/ejihpe10030051.
Parga EJS, Sousa JHM, Costa MC. Estereótipos e preconceitos de gênero entre estudantes de enfermagem da UFBA. Rev Baiana Enferm [Internet]. 2001 [cited 2022 Nov 12];14:111–118. Available from: https://repositoriohml.ufba.br//handle/ri/1776
Jefferson E. How history shaped the modern day midwife. Pract Midwife. [Internet]. 2017 [cited 2024 Ago 15];20(1):23-25. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30730629/
Cui N, Wang R, Song F, Jin J. Experiences and perceptions of male nursing students in a single-sex class: a qualitative descriptive study. Nurse Educ Pract. 2021;51:102996. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2021.102996
Mokdad L, Christensen M. Women's experiences of male nursing and midwifery care: An inductive content analysis of blog posts from an open-access parenting site. Nurs Forum. 2021;56(2):291-297. DOI: https://doi.org/10.1111/nuf.12545
Tong A, Sainsbury P, Craig J. Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ): A 32-item checklist for interviews and focus groups. Int J Qual Heal Care. 2007;19(6):349–57. DOI: https://doi.org/10.1093/intqhc/mzm04
Fonseca RMGS. Gênero e saúde da mulher: uma releitura do processo saúde doença das mulheres. In: Fernandes RAQ, Narchi NZ. Enfermagem e saúde da mulher. 2. ed. Santana do Parnaíba: Manole; 2012.
Guest G, Bunce A, Johnson L. How many interviews are enough? an experiment with data saturation and variability. Field Methods. 2006;18(1):59–82. DOI: https://doi.org/10.1177/1525822X05279903
Minayo, MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: Hucitec; 2004.
Association of Women’s Health, Obstetric and Neonatal Nurses (AWHONN) - Position Statement. Gender Bias in Women's Health, Obstetric, and Neonatal Nursing. Nurs Womens Health. 2016;20(3):327. DOI: https://doi.org/10.1016/S1751-4851(16)30146-5
Alharbi TAF. Nursing students' perceptions on community care and placement preference in Saudi Arabian universities: A multicenter cross-sectional study. Nurse Educ Today. 2023;130:105939. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2023.105939
Hsu MHK, Ye QH, Ling MH. Career Preferences among Nursing Students: A Cross-Sessional Study. SAGE Open Nurs. 2022;28:8:23779608221094538. DOI: https://doi.org/10.1177/23779608221094538.
Bly KC, Ellis SA, Ritter RJ, Kantrowitz-Gordon I. A survey of midwives’ attitudes toward men in midwifery. J Midwifery Womens Health. 2020; 65(2): 190-207.
Carlsson M. Self-reported competence in female and male nursing students in the light of theories of hegemonic masculinity and femininity. J. Adv. Nurs. 2020;76:191–198. DOI: https://doi.org/10.1111/jan.14220
Smiley RA, Ruttinger C, Oliveira CM, Hudson LR, Allgeyer R, ReneauKA, et al. The 2020 National Nursing Workforce Survey. Journal of Nursing Regulation. 2021;12(1):S1-S96. DOI: https://doi.org/10.1016/S2155-8256(21)00027-2
McMillan AJ. Realising the value of nursing and midwifery. Aust Health Ver. 2020;44(2):169. DOI: https://doi.org/10.1071/AHv44n2_ED1.
Pieszak GM, Gomes GC, Rodrigues AP, Wilhelm LA. As relações de poder na atenção obstétrica e neonatal: perspectivas para o parto e o nascimento humanizados. Rev Eletrôn Acervo Saúde. 2019;(26):e756. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e756.2019
Ait Ali D, El Houate B, Adane M, El Koutbi M, Houmam I, El Meniari A. et al. The pedagogical use of information and communication technologies from nursing students’ perspectives. Journal of Educators Online. 2024;21(1). DOI: https://doi.org/10.9743/JEO.2024.21.1.11
Chirico F. Navigating global challenges in the workplace: Innovative strategies for combating burnout, preventing workplace violence, and enhancing psychosocial well-being. Advances in Medicine, Psychology and Public Health. 2024;1(3):108–109. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10897920
Ait Ali D, El Meniari A, Saidi M, Khabbache H. Exploring the TPACK of prospective nursing educators: A national study. Teaching and Learning in Nursing. 2023;18(3), e52–e57. DOI: https://doi.org/10.1016/J.TELN.2023.03.016
Ait Ali D, Ncila O, Ouhhamou S, Rizzo A, Chirico F, Khabbache H. Motivations Driving Career Choices: Insights From a Study Among Nursing Students. SAGE Open Nurs. 2024;10: 23779608241255876. DOI: https://doi.org/10.1177/23779608241255876.
Monteiro AS, Martins EM, Pereira LC, Freitas JC, Silva RM, Jorge HMF. Practice of obstetric nurses in humanized childbirth care in a high-risk maternity. Rev Rene. 2020;2:e43863. DOI: https://doi.org/10.15253/2175-6783.20202143863
Quinn BG, O'Donnell S, Thompson D. Gender diversity in nursing: time to think again Nurs Manag (Harrow). 2022;29(2):20-24. DOI: https://doi.org/10.7748/nm.2021.e2010.
Eswi A, El Sayed Y. The experience of Egyptian male student nurses during attending maternity nursing clinical course. Nurse Education in Practice. 2011; 11 (2): 93-98. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2010.11.012
Oliveira OS, Couto TM, Oliveira GM, Pires JA, Lima KTRS, Almeida LTS. Obstetric nurse and the factors that influence care in the delivery process. Rev Gaúcha Enferm. 2021;42(spe):e20200200. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.2020-0200
Likis FE, King TL. Gender Diversity and Inclusion in Midwifery. Journal of Midwifery & Women’s Health. 2020: 65 (2):193-194. DOI: https://doi.org/10.1111/jmwh.13103
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este conteúdo encontra-se sob uma Licença Creative Commons do tipo 4.0 Internacional (CC-BY).