COMPARAÇÃO ENTRE METODOLOGIAS DE SIMULAÇÃO E ENSINO TRADICIONAL NAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE COM ENFERMEIROS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v36.44833

Abstract

Objetivo: comparar os efeitos entre a metodologia de simulação e a aula tradicional na aquisição de conhecimentos de enfermeiros sobre a Necessidade Humana Básica de Oxigenação. Método: estudo transversal mediante atividades de Educação Permanente com metodologia de simulação e ensino tradicional com dois grupos de enfermeiros. Realizou-se quatro oficinas em três etapas: pré-teste; simulação ou aula expositiva; pós-teste. Definiu-se para normalidade dos dados o teste Kolmogorov Smirnov, para comparação das médias de acertos, os testes t de Student ou Wilcoxon, e nível de confiança de <0,05. Resultados: a amostra total alcançou maior média de acertos no pós-teste em todas as oficinas, sendo iguais nas de Tubo Orotraqueal e Traqueostomia. O primeiro grupo alcançou maior média de acertos nas oficinas sobre Oxigenoterapia e Oximetria, e o segundo, na oficina sobre Aspiração de Vias Aéreas. Conclusão: não se pôde inferir qual metodologia promoveu maior aquisição de conhecimento entre os grupos.

Descritores: Capacitação de Recursos Humanos em Saúde. Educação em Enfermagem. Educação Continuada em Enfermagem. Treinamento por Simulação. Aula.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruna Juvaneri Vieira, Universidade Federal de Viçosa

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Viçosa/UFV

Pedro Paulo do Prado Júnior, Universidade Federal de Viçosa

Enfermeiro. Doutor. Professor Adjunto do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa/UFV.

Mara Rúbia Maciel Cardoso do Prado, Universidade Federal de Viçosa

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunto do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa/UFV.

Patrícia Oliveira Salgado, Universidade Federal de Viçosa

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunto do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa/UFV.

Luciene Muniz Braga Daskaleas, Universidade Federal de Viçosa

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunto do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa/UFV.

Published

2022-07-14

How to Cite

Vieira, B. J., Júnior, P. P. do P., Cardoso do Prado, M. R. M., Salgado, P. O., & Braga Daskaleas, L. M. (2022). COMPARAÇÃO ENTRE METODOLOGIAS DE SIMULAÇÃO E ENSINO TRADICIONAL NAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE COM ENFERMEIROS. Revista Baiana De Enfermagem, 36. https://doi.org/10.18471/rbe.v36.44833

Issue

Section

Original Article