COMPARAÇÃO ENTRE METODOLOGIAS DE SIMULAÇÃO E ENSINO TRADICIONAL NAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE COM ENFERMEIROS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v36.44833

Resumen

Objetivo: comparar os efeitos entre a metodologia de simulação e a aula tradicional na aquisição de conhecimentos de enfermeiros sobre a Necessidade Humana Básica de Oxigenação. Método: estudo transversal mediante atividades de Educação Permanente com metodologia de simulação e ensino tradicional com dois grupos de enfermeiros. Realizou-se quatro oficinas em três etapas: pré-teste; simulação ou aula expositiva; pós-teste. Definiu-se para normalidade dos dados o teste Kolmogorov Smirnov, para comparação das médias de acertos, os testes t de Student ou Wilcoxon, e nível de confiança de <0,05. Resultados: a amostra total alcançou maior média de acertos no pós-teste em todas as oficinas, sendo iguais nas de Tubo Orotraqueal e Traqueostomia. O primeiro grupo alcançou maior média de acertos nas oficinas sobre Oxigenoterapia e Oximetria, e o segundo, na oficina sobre Aspiração de Vias Aéreas. Conclusão: não se pôde inferir qual metodologia promoveu maior aquisição de conhecimento entre os grupos.

Descritores: Capacitação de Recursos Humanos em Saúde. Educação em Enfermagem. Educação Continuada em Enfermagem. Treinamento por Simulação. Aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruna Juvaneri Vieira, Universidade Federal de Viçosa

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Viçosa/UFV

Pedro Paulo do Prado Júnior, Universidade Federal de Viçosa

Enfermeiro. Doutor. Professor Adjunto do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa/UFV.

Mara Rúbia Maciel Cardoso do Prado, Universidade Federal de Viçosa

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunto do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa/UFV.

Patrícia Oliveira Salgado, Universidade Federal de Viçosa

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunto do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa/UFV.

Luciene Muniz Braga Daskaleas, Universidade Federal de Viçosa

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunto do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa/UFV.

Publicado

2022-07-14

Cómo citar

1.
Vieira BJ, Júnior PP do P, Cardoso do Prado MRM, Salgado PO, Braga Daskaleas LM. COMPARAÇÃO ENTRE METODOLOGIAS DE SIMULAÇÃO E ENSINO TRADICIONAL NAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE COM ENFERMEIROS. Rev. baiana enferm. [Internet]. 14 de julio de 2022 [citado 26 de septiembre de 2025];36. Disponible en: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/44833

Número

Sección

Artículos Originales