EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA GESTORES DE SAÚDE NA PANDEMIA COVID-19: REVISÃO DE ESCOPO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v37.53054

Keywords:

Health Managers. Public Health. Education, Continuing. Covid-19.

Abstract

Objetivo: identificar evidências documentais sobre ações de educação permanente para gestores de saúde decorrentes das necessidades de informação, decisão e ação desencadeadas pela pandemia COVID-19. Método: realizado Scoping Review segundo Joanna Briggs Institute, entre dezembro de 2019 e julho de 2022. Resultados: foram selecionados 11 estudos, classificados com base nas categorias propostas na Política e gestão da força de trabalho em saúde no contexto da resposta à pandemia da COVID-19, publicada pela Organização Mundial da Saúde/ Organização Pan-Americana da Saúde. A categoria mais observada foi Intervenções para apoiar os profissionais de saúde no nível individual. Não foram encontrados estudos com intervenções voltadas ao ambiente organizacional. Considerações finais: evidenciou-se impacto positivo das ações de educação permanente na melhoria do bem-estar dos profissionais de saúde, no enfrentamento adequado dos desafios clínicos e na otimização do cuidado prestado aos pacientes durante a pandemia.

Descritores: Gestor de Saúde. Saúde Pública. Educação Continuada. COVID-19.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Taynara Lourenço de Souza, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil

Graduanda do curso de Enfermagem pela UFPR. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) pela Fundação Araucária do Paraná.

Aida Maris Peres, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR ,Brasil

 Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem UFPR. Pesquisadora 2A CNPq.

Priscila Meyenberg Cunha Sade, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil

Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela UFPR.

Dora Yoko Nozaki Goto, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela UFPR.

Danélia Gómez Torres, Universidad Autónoma Del Estado de México. Toluca de Lerdo, México

Pesquisadora da Universidad Autónoma Del Estado de México.

References

Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Política e gestão da força de trabalho em saúde no contexto da resposta à pandemia da COVID-19 Orientação provisória [Internet]. 2020 [cited 03 Mar 2022]. Available from: https://iris.paho.org/handle/10665.2/53295.

Pires DEP, Vandresen L, Machado F, Machado RR, Amadigi FR. Primary Healthcare Management: what is discussed in the literature. Texto & Contexto [Internet]. 2019 [cited 09 Mar 2022];28. Available from: <https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2016-0426>. Epub 29 Abr 2019. ISSN 1980-265X. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2016-0426

Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). Manual do (a) gestor (a) Municipal do sus, diálogos no cotidiano [Internet]. 2021 [cited 18 Jun 2022]. Available from: https://www.conasems.org.br/wpcontent/uploads/2021/02/manual_do_gestor_2021_F02-1.pdf

Campos KFC, Bezerra APL, Souza FG, Almeida V. Educação Permanente na Formação de Gestores: Desenvolvimento de Referências Técnicas Municipais. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde [Internet]. 2022 [cited 20 Mar 2022] v. 19. Available from: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/rahis/article/view/7449

Vendruscolo C, Silva KJ, Araújo JAD, Weber ML. Educação permanente e sua interface com melhores práticas em enfermagem na atenção primária à saúde. Cogitare enferm. [Internet]. 2021 [cited 20 Mar 2022];26. Available from: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/72725/pdf

Barcelos RMS, Melo LM, Carneiro LA, Souza AC, Lima DM, Rassi LT. Educação permanente em saúde: práticas desenvolvidas nos municípios do estado de Goiás. Trabalho, Educação e Saúde, [Internet] 2020 [cited 20 Mar 2022]; 18. Available from: https://www.tes.epsjv.fiocruz.br/index.php/tes/article/view/735/84

Carvalho ER. A Educação permanente em saúde na perspectiva de gestores da atenção básica. Dissertação (Mestrado em Gestão da Clínica) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos [Internet]. 2020 [cited 03 Mar 2022]. Available from: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12937?show=full

Universidade Federal da Bahia (UFBA). Portal de Capacitação [Internet].2022 [cited 12 Mai 2022]. Available from: https://capacitar.ufba.br/conceitos. 4

Coutinho JG, Padilla M. Informação adequada, confiável e oportuna em tempos de pandemia de COVID-19. Rev Panam Salud Publica [Internet]. 2020 [cited 23 Set 2022];44:e118. Available from: https://doi.org/10.26633/RPSP.2020.118

Peters MDJ, Marnie C, Tricco AC, Pollock D, Munn Z, Alexander L, et al. Updated methodological guidance for the conduct of scoping reviews. JBI Evid Synth [Internet]. 2020 [cited 06 Mar 2022];18: 2119-2126. Available from: https://journals.lww.com/jbisrir/Fulltext/2020/10000/Updated_methodological_guidance_for_the_conduct_of.4.aspx

Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O’brien Kk, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): Checklist and explanation. Ann Intern Med [Internet]. 2018 [cited 06 Mar 2022];169: 467–73. Available from: http://www.prisma-statement.org/documents/PRISMA-ScR-Fillable Checklist_11Sept2019.pdf

Cássio W, Araújo O. Recuperação da informação em saúde: construção, modelos estratégias. ConCI: Conv Ciênc Inform [Internet]. 2020 [cited 06 Mar 2022];3:100–134. Available from: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/13447/10713

Persegona MFM, Pires RAR, Medeiros GG, Pinheiro LMSS, Junior NA, Silva MSN, et al. Observatório da Enfermagem: ferramenta de monitoramento da covid-19 em profissionais de enfermagem. Enferm. Foco [Internet]. 2020 [cited 24 Mai 2022];11:1-6. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/4283/976

Sigurdsson El, Blondal AB, Jonsson JS, Tomasdottir MO, Hrafnkelsso NH, Linnet K, et al. How primary healthcare in Iceland swiftly changed its strategy in response to the COVID-19 pandemic. BMJ Open [Internet]. 2020 [cited 24 Mai 2022];7. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33293329/

Hodgins M, van Leeuwen D, Braithwaite J, Hanefeld J, Wolfe I, Lau C, et al, Lingam R. O quadro de choque do sistema COVID-19: Capturando a inovação do sistema de saúde durante a pandemia do COVID-19. Revista Internacional de Políticas e Gestão de Saúde [Internet] 2021 [cited 25 Mai 2022]. Available from: https://www.ijhpm.com/article_4133.html

King AT, Sherrod B, Orto V, Crenshaw L, Miles JM, Maske-Neptune J, et al. The effect of a nurse manager's authentic leadership intervention on nurses' well‐being: A single unit QI Project. Nursing Forum [Internet] 2022 [cited 24 Mai 2022]. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35187672/

Katzman, JG, Thornton K, Sosa N, Tomedi, L, Hayes L, Sievers M et al. Educating health professionals about COVID-19 with ECHO telementorin. American Journal of Infection Control [Internet] 2022 [cited 23 Mai 2022];50:283-288. Available from: https://www.ajicjournal.org/article/S0196-6553(21)00710-0/fulltext

Thakur A, Pereira C, Hardy J, Bobbette N, Sockalingam S, Lunsky Y. Virtual Education Program to Support Providers Caring for People With Intellectual and Developmental Disabilities During the COVID-19 Pandemic: Rapid Development and Evaluation Study Anupam Thakur. JMIR Saúde Mental [Internet]. 2021 [cited 25 Mai 2022];8. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34617917/

HCPro. The four C’s can help guide end-of-life challenges related to COVID-19. Case Management Monthly [Internet]. 2020 [cited 15 Jun 2022];17:10-11. Available from: https://search-ebscohostcom.ez22.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=c8h&AN=144319109&lang=pt-br&site=ehost-live

Binder S, Ario AR, Hien H, Mayet N, Jani IV, Ihekweazu C, et al. African National Public Health Institutes Responses to COVID-19: Innovations, Systems Changes, and Challenges. Health Security [Internet]. 2021 [cited 25 Mai 2022];19:498-507. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34495744/

Walker LAS, Pontefract AJ, Bournes DA. Health Professional Redeployment and Cross-Training in Response to the COVID-19 Pandemic. Healthc [Internet]. 2021 [cited 12 Mai 2022];24:27-32. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/global-literature-on-novel-coronavirus-2019-ncov/resource/pt/covidwho-1323456

Shamshiri M, Ajri-Khameslou M, Dashti-Kalantar R, Molaei B. Management Strategies During the COVID-19 Pandemic Crisis: The Experiences of Health Managers from Iran, Ardabil Province. Disaster Med Public Health Prep [Internet]. 2022 [cited 24 Mai 2022];1-22. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9002145/

Carter C, Sakala-Mukonka P, Notter J. International capacity building via the 'new norm' of virtual teaching and volunteering. Br J Nurs [Internet]. 2022 [cited 15 Jun 2022];12:502-503. Available from: doi: 10.12968/bjon.2022.31.9.502. PMID: 35559703.

Organização Pan-Americana da Saúde. COVID-19 e a importância de fortalecer os sistemas de informação [Internet]. 2020 [cited 08 Ago 2022]. Available from: https://iris.paho.org/handle/10665.2/52155

Fiocruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT). Monitora Covid-19. Rio de Janeiro [Internet] 2020. [cited 02 Set 2022]. Disponível em: https://bigdata-covid19.icict.fiocruz.br/. Available from: https://bigdata-covid19.icict.fiocruz.br/#:~:text=Este%20painel%20busca,em%20outros%20pa%C3%ADses

Fiocruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT). Monitora Covid-19. Nota técnica 25 – 23 de junho de 2021. A vacinação contra COVID-19: histórico, desigualdades e problemas. Rio de Janeiro [Internet]. 2021 [cited 02 Set 2022]. Available from: https://bigdata-covid19.icict.fiocruz.br/nota_tecnica_25.pdf

Published

2023-11-10

How to Cite

Lourenço de Souza, T., Peres, A. M. ., Meyenberg Cunha Sade, P., Nozaki Goto, D. Y., & Gómez Torres, D. . (2023). EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA GESTORES DE SAÚDE NA PANDEMIA COVID-19: REVISÃO DE ESCOPO : . Revista Baiana De Enfermagem, 37. https://doi.org/10.18471/rbe.v37.53054

Issue

Section

Review