EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA GESTORES DE SAÚDE NA PANDEMIA COVID-19: REVISÃO DE ESCOPO
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v37.53054Palabras clave:
Administradores de Salud. Salud Pública. Educación Permanente. Covid-19.Resumen
Objetivo: identificar evidências documentais sobre ações de educação permanente para gestores de saúde decorrentes das necessidades de informação, decisão e ação desencadeadas pela pandemia COVID-19. Método: realizado Scoping Review segundo Joanna Briggs Institute, entre dezembro de 2019 e julho de 2022. Resultados: foram selecionados 11 estudos, classificados com base nas categorias propostas na Política e gestão da força de trabalho em saúde no contexto da resposta à pandemia da COVID-19, publicada pela Organização Mundial da Saúde/ Organização Pan-Americana da Saúde. A categoria mais observada foi Intervenções para apoiar os profissionais de saúde no nível individual. Não foram encontrados estudos com intervenções voltadas ao ambiente organizacional. Considerações finais: evidenciou-se impacto positivo das ações de educação permanente na melhoria do bem-estar dos profissionais de saúde, no enfrentamento adequado dos desafios clínicos e na otimização do cuidado prestado aos pacientes durante a pandemia.
Descritores: Gestor de Saúde. Saúde Pública. Educação Continuada. COVID-19.
Descargas
Citas
Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Política e gestão da força de trabalho em saúde no contexto da resposta à pandemia da COVID-19 Orientação provisória [Internet]. 2020 [cited 03 Mar 2022]. Available from: https://iris.paho.org/handle/10665.2/53295.
Pires DEP, Vandresen L, Machado F, Machado RR, Amadigi FR. Primary Healthcare Management: what is discussed in the literature. Texto & Contexto [Internet]. 2019 [cited 09 Mar 2022];28. Available from: <https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2016-0426>. Epub 29 Abr 2019. ISSN 1980-265X. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2016-0426
Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). Manual do (a) gestor (a) Municipal do sus, diálogos no cotidiano [Internet]. 2021 [cited 18 Jun 2022]. Available from: https://www.conasems.org.br/wpcontent/uploads/2021/02/manual_do_gestor_2021_F02-1.pdf
Campos KFC, Bezerra APL, Souza FG, Almeida V. Educação Permanente na Formação de Gestores: Desenvolvimento de Referências Técnicas Municipais. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde [Internet]. 2022 [cited 20 Mar 2022] v. 19. Available from: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/rahis/article/view/7449
Vendruscolo C, Silva KJ, Araújo JAD, Weber ML. Educação permanente e sua interface com melhores práticas em enfermagem na atenção primária à saúde. Cogitare enferm. [Internet]. 2021 [cited 20 Mar 2022];26. Available from: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/72725/pdf
Barcelos RMS, Melo LM, Carneiro LA, Souza AC, Lima DM, Rassi LT. Educação permanente em saúde: práticas desenvolvidas nos municípios do estado de Goiás. Trabalho, Educação e Saúde, [Internet] 2020 [cited 20 Mar 2022]; 18. Available from: https://www.tes.epsjv.fiocruz.br/index.php/tes/article/view/735/84
Carvalho ER. A Educação permanente em saúde na perspectiva de gestores da atenção básica. Dissertação (Mestrado em Gestão da Clínica) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos [Internet]. 2020 [cited 03 Mar 2022]. Available from: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12937?show=full
Universidade Federal da Bahia (UFBA). Portal de Capacitação [Internet].2022 [cited 12 Mai 2022]. Available from: https://capacitar.ufba.br/conceitos. 4
Coutinho JG, Padilla M. Informação adequada, confiável e oportuna em tempos de pandemia de COVID-19. Rev Panam Salud Publica [Internet]. 2020 [cited 23 Set 2022];44:e118. Available from: https://doi.org/10.26633/RPSP.2020.118
Peters MDJ, Marnie C, Tricco AC, Pollock D, Munn Z, Alexander L, et al. Updated methodological guidance for the conduct of scoping reviews. JBI Evid Synth [Internet]. 2020 [cited 06 Mar 2022];18: 2119-2126. Available from: https://journals.lww.com/jbisrir/Fulltext/2020/10000/Updated_methodological_guidance_for_the_conduct_of.4.aspx
Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O’brien Kk, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): Checklist and explanation. Ann Intern Med [Internet]. 2018 [cited 06 Mar 2022];169: 467–73. Available from: http://www.prisma-statement.org/documents/PRISMA-ScR-Fillable Checklist_11Sept2019.pdf
Cássio W, Araújo O. Recuperação da informação em saúde: construção, modelos estratégias. ConCI: Conv Ciênc Inform [Internet]. 2020 [cited 06 Mar 2022];3:100–134. Available from: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/13447/10713
Persegona MFM, Pires RAR, Medeiros GG, Pinheiro LMSS, Junior NA, Silva MSN, et al. Observatório da Enfermagem: ferramenta de monitoramento da covid-19 em profissionais de enfermagem. Enferm. Foco [Internet]. 2020 [cited 24 Mai 2022];11:1-6. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/4283/976
Sigurdsson El, Blondal AB, Jonsson JS, Tomasdottir MO, Hrafnkelsso NH, Linnet K, et al. How primary healthcare in Iceland swiftly changed its strategy in response to the COVID-19 pandemic. BMJ Open [Internet]. 2020 [cited 24 Mai 2022];7. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33293329/
Hodgins M, van Leeuwen D, Braithwaite J, Hanefeld J, Wolfe I, Lau C, et al, Lingam R. O quadro de choque do sistema COVID-19: Capturando a inovação do sistema de saúde durante a pandemia do COVID-19. Revista Internacional de Políticas e Gestão de Saúde [Internet] 2021 [cited 25 Mai 2022]. Available from: https://www.ijhpm.com/article_4133.html
King AT, Sherrod B, Orto V, Crenshaw L, Miles JM, Maske-Neptune J, et al. The effect of a nurse manager's authentic leadership intervention on nurses' well‐being: A single unit QI Project. Nursing Forum [Internet] 2022 [cited 24 Mai 2022]. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35187672/
Katzman, JG, Thornton K, Sosa N, Tomedi, L, Hayes L, Sievers M et al. Educating health professionals about COVID-19 with ECHO telementorin. American Journal of Infection Control [Internet] 2022 [cited 23 Mai 2022];50:283-288. Available from: https://www.ajicjournal.org/article/S0196-6553(21)00710-0/fulltext
Thakur A, Pereira C, Hardy J, Bobbette N, Sockalingam S, Lunsky Y. Virtual Education Program to Support Providers Caring for People With Intellectual and Developmental Disabilities During the COVID-19 Pandemic: Rapid Development and Evaluation Study Anupam Thakur. JMIR Saúde Mental [Internet]. 2021 [cited 25 Mai 2022];8. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34617917/
HCPro. The four C’s can help guide end-of-life challenges related to COVID-19. Case Management Monthly [Internet]. 2020 [cited 15 Jun 2022];17:10-11. Available from: https://search-ebscohostcom.ez22.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=c8h&AN=144319109&lang=pt-br&site=ehost-live
Binder S, Ario AR, Hien H, Mayet N, Jani IV, Ihekweazu C, et al. African National Public Health Institutes Responses to COVID-19: Innovations, Systems Changes, and Challenges. Health Security [Internet]. 2021 [cited 25 Mai 2022];19:498-507. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34495744/
Walker LAS, Pontefract AJ, Bournes DA. Health Professional Redeployment and Cross-Training in Response to the COVID-19 Pandemic. Healthc [Internet]. 2021 [cited 12 Mai 2022];24:27-32. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/global-literature-on-novel-coronavirus-2019-ncov/resource/pt/covidwho-1323456
Shamshiri M, Ajri-Khameslou M, Dashti-Kalantar R, Molaei B. Management Strategies During the COVID-19 Pandemic Crisis: The Experiences of Health Managers from Iran, Ardabil Province. Disaster Med Public Health Prep [Internet]. 2022 [cited 24 Mai 2022];1-22. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9002145/
Carter C, Sakala-Mukonka P, Notter J. International capacity building via the 'new norm' of virtual teaching and volunteering. Br J Nurs [Internet]. 2022 [cited 15 Jun 2022];12:502-503. Available from: doi: 10.12968/bjon.2022.31.9.502. PMID: 35559703.
Organização Pan-Americana da Saúde. COVID-19 e a importância de fortalecer os sistemas de informação [Internet]. 2020 [cited 08 Ago 2022]. Available from: https://iris.paho.org/handle/10665.2/52155
Fiocruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT). Monitora Covid-19. Rio de Janeiro [Internet] 2020. [cited 02 Set 2022]. Disponível em: https://bigdata-covid19.icict.fiocruz.br/. Available from: https://bigdata-covid19.icict.fiocruz.br/#:~:text=Este%20painel%20busca,em%20outros%20pa%C3%ADses
Fiocruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT). Monitora Covid-19. Nota técnica 25 – 23 de junho de 2021. A vacinação contra COVID-19: histórico, desigualdades e problemas. Rio de Janeiro [Internet]. 2021 [cited 02 Set 2022]. Available from: https://bigdata-covid19.icict.fiocruz.br/nota_tecnica_25.pdf
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
MODELO DE DECLARACIÓN DE DERECHO DE AUTOR
ESCUELA DE ENFERMERÍA
PROGRAMA DE POS-GRADUACIÓN EN ENFERMERÍA
Universidade Federal da Bahia
La Coordinación Editorial
Revista Bahiana de Enfermería
CARTA DE CONSENTIMIENTO PARA PUBLICACIÓN, TRANSFERENCIA DE LOS DERECHOS DE AUTOR Y DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD
Declaramos que, en caso de aceptación del manuscrito _____________________________, concordamos con la transferencia de todos los derechos de autor para la Revista Bahiana de Enfermería, vedada cualquier reproducción, total o parcial, en cualquier otra parte o medio de divulgación, impresa o electrónica, sin que la autorización, previa y necesaria, sea solicitada y, si es obtenida, haremos constar el competente agradecimiento a la Revista Bahiana de Enfermería.
Declaración de responsabilidad
- "Certifico que participé suficientemente de la autoría del manuscrito para hacer pública mi responsabilidad por el contenido."
- "Certifico que el manuscrito representa un trabajo original y que ni este manuscrito, en parte o en la íntegra, y ni otro trabajo con contenido substancialmente similar, de mi autoría, fue publicado o está siendo considerado para publicación en otra revista, ya sea en el formato impreso o electrónico."
- "Asumo total responsabilidad por las citas y referencias utilizadas en el texto, así como sobre los aspectos éticos que implican a los sujetos del estudio."
- "Certifico que, si es solicitado, otorgaré o cooperaré en la obtención y suministro de datos sobre los cuales el manuscrito está basado, para examen de los editores."
Firma del (o)s autora(e)s:
____________________________________
____________________________________
____________________________________
Salvador, ___ de ________ de _____.