EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA PARA APRIMORAMENTO DE REGISTROS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Neuranides Santana Universidade Federal da Bahia- UFBA
  • Maiara da Silva Brandão Rodrigues Universidade Federal da Bahia- UFBA
  • Caren Lorena Menezes Freitas Universidade Federal da Bahia- UFBA
  • Rebeca Lopes Oliveira Universidade Federal da Bahia- UFBA
  • Danielle Silva dos Santos Universidade Federal da Bahia- UFBA
  • Luanda Karina Oliveira de Sousa Barbosa Universidade Federal da Bahia- UFBA

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33378

Resumo

Objetivo: relatar experiência de Educação Permanente em Saúde para aprimoramento dos registros de enfermagem em prontuários. Método: estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, realizado em hospital público de Salvador, Bahia, entre 14 de junho e 19 de julho de 2018. Os registros de enfermagem foram observados em cinco unidades de internação e apresentados em rodas de conversa. Resultados: os profissionais reconheceram a deficiência dos registros e associaram à falta de atenção, sobrecarga de trabalho devido ao subdimensionamento de pessoal, desconhecimento da legalidade, insuficiência de espaço para registro de intervenções realizadas e à escassez de tempo para atender às demandas do setor. Conclusão: a experiência confirmou que a Educação Permanente em Saúde, além de favorecer aprendizagem significativa, pode transformar os processos de trabalho da saúde, por ser uma modalidade de suporte e elemento de apoio para qualificar o trabalho em saúde, neste caso, o aprimoramento dos registros de enfermagem em prontuários.

Descritores: Registro de Enfermagem. Educação Permanente. Cuidados de Enfermagem. Processo de Enfermagem. Segurança do Paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neuranides Santana, Universidade Federal da Bahia- UFBA

Doutora. Professora Associada. Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia

Maiara da Silva Brandão Rodrigues, Universidade Federal da Bahia- UFBA

Graduada em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia

Caren Lorena Menezes Freitas, Universidade Federal da Bahia- UFBA

Graduada em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia

Rebeca Lopes Oliveira, Universidade Federal da Bahia- UFBA

Estudante do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia

Danielle Silva dos Santos, Universidade Federal da Bahia- UFBA

Graduada em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia

Luanda Karina Oliveira de Sousa Barbosa, Universidade Federal da Bahia- UFBA

Graduada em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia

Publicado

2020-03-09

Como Citar

1.
Santana N, Rodrigues M da SB, Freitas CLM, Oliveira RL, Santos DS dos, Barbosa LKO de S. EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA PARA APRIMORAMENTO DE REGISTROS DE ENFERMAGEM. Rev. baiana enferm. [Internet]. 9º de março de 2020 [citado 26º de setembro de 2025];33. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/33378

Edição

Seção

Relato de Experiência/Caso