MODELO TEÓRICO-METODOLÓGICO DE ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A ÁREA DA ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v37.54361Palavras-chave:
Tecnologia educacional, Enfermagem, Educação em saúde, Metodologia, Materiais educativos e de divulgaçãoResumo
Objetivo: apresentar um modelo teórico-metodológico para nortear a elaboração e validação de tecnologia educacional do tipo cartilhas educativas para a área da Enfermagem. Método: trata-se de um estudo teórico-reflexivo, baseado na Taxonomia de Bloom. Resultados: o estudo apresentou um modelo teórico-metodológico que descreve a elaboração do roteiro e conteúdo do material educativo seguindo as recomendações da Taxonomia de Bloom, na dimensão do processo cognitivo. Ainda, apresentou os passos para elaboração e validação de cartilhas educativas: diagnóstico situacional, revisão de literatura e documental, seleção e sumarização de conteúdo, elaboração do roteiro, criação e diagramação de imagens, validação com especialistas e com o público-alvo. Considerações finais: a proposição do modelo teórico-metodológico solidifica o conhecimento da literatura e auxilia enfermeiros e pesquisadores na elaboração de cartilhas educativas com maior rigor científico e passíveis de efetividade.
Descritores: Tecnologia Educacional. Enfermagem. Educação em Saúde. Metodologia como Assunto. Materiais Educativos e de Divulgação.
Downloads
Referências
Moraes SLM, Rabelo DMB, Áfio JC, Lavinas S, Santos MDA. Uso de tecnologia leve-dura nas práticas de enfermagem: análise de conceito. Aquichan [Internet]. 2016 Jun 1;16(2):230–9. DOI:10.5294/aqui.2016.16.2.10.
Silva TIM, Braz PR, Cavalcante RB, Alves M. Diffusion of innovations theory and its applicability in research studies on nursing and health. Texto Context - Enferm [Internet]. 2022;31. DOI:10.1590/1980-265X-TCE-2021-0322.
Queiroz SML, Albuquerque CF, Moraes EBS, Silva GA, Sabino VF, Cordeiro PM, et al. Cartilha educativa para crianças autistas sobre os cuidados da Covid-19. Rev Eletrônica Acervo Saúde [Internet]. 2023 Jan 27;23(1):e11641. DOI:10.25248/reas.e11641.20234.
Santos IGM, Oliveira A, Daniel ACQG, Veiga EV. Ensino da medida da pressão arterial entre hipertensos: estratégia educativa com simulador de baixa fidelidade. Saúde Coletiva. 2021;11(68):7587–93. DOI:10.36489/saudecoletiva.2021v11i68p7603-7816.
Silva ELO, Mendez SP, Baptista AF, Sá KN. Métodos de elaboração de materiais de educação em saúde para adultos: revisão integrativa. Saúde e Tecnol [Internet]. 2019;(21):60–7. DOI:10.25758/set.2222 6.
Stein M, Costa R, Gelbcke FL. Enfermagem e design na criação de produtos para saúde: aproximando áreas e resolvendo problemas - Enferm [Internet]. 2023;32. DOI:10.1590/1980-265X-TCE-2022-0160pt7.
Leite SS, Áfio ACE, Carvalho LV, Silva JM da, Almeida PC de, Pagliuca LMF. Construction and validation of an Educational Content Validation Instrument in Health. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018;71(suppl 4):1635–41. DOI: 10.1590/0034-7167-2017-06488.
Souza ACC Moreira TMM, Borges JWP. Development of an appearance validity instrument for educational technology in health. Rev Bras Enferm [Internet]. 2020;73(suppl 6). DOI:10.1590/0034-7167-2019-05599.
Ferraz APCM, Belhot RV. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest Prod [Internet]. 2010;17(2):421–31. DOI: 10.1590/S0104-530X2010000200015 10.
Vanderzwan KJ, Burt L, O’Rourke J. Nursing Handoff Education Using Experiential and Virtual Innovations. Nurse Educ [Internet]. 2023 Jan;48(1):33–6. DOI: 10.1097/NNE.0000000000001272.
Michalowski M, Wilk S, Michalowski W, O’Sullivan D, Bonaccio S, Parimbelli E, et al. A Health eLearning Ontology and Procedural Reasoning Approach for Developing Personalized Courses to Teach Patients about Their Medical Condition and Treatment. Int J Environ Res Public Health [Internet]. 2021 Jul 9;18(14):7355. DOI:10.3390/ijerph18147355.
Rodrigues LN, Santos AS, Gomes PPS, Silva WCP, Chaves EMC. Construction and validation of an educational booklet on care for children with gastrostomy. Rev Bras Enferm [Internet]. 2020;73(3). DOI:10.1590/0034-7167-2019-0108.
Menegazz D, Debus ESD. O Design da Literatura Infantil: uma investigação do livro ilustrado contemporâneo. Calidoscópio. 2018;16(2):273–85. Available from: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.162.09.
Marques JBV, Freitas D. Método DELPHI: caracterização e potencialidades na pesquisa em Educação. Pro-Posições [Internet]. 2018 Aug;29(2):389–415. DOI:10.1590/1980-6248-2015-0140.
Ayre C, Scally AJ. Critical Values for Lawshe’s Content Validity Ratio. Meas Eval Couns Dev [Internet]. 2014 Jan 8;47(1):79–86. DOI:10.1177/0748175613513808.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este conteúdo encontra-se sob uma Licença Creative Commons do tipo Não Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).