UM BORDADO A MÚLTIPLAS MÃOS: uma análise da construção do espetáculo A Primeira Vista e a relação híbrida entre os profissionais envolvidos

Autori

  • Íris Barbosa Faria Almeida Universidade Federal da Bahia
  • Otávio José Correia Neto Universidade Federal da Bahia
  • Veridiana Andrade Neves Universidade Federal da Bahia
  • Eduardo Augusto da Silva Tudella Universidade Federal da Bahia
  • George Mascarenhas de Oliveira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.45.2020.38806

Parole chiave:

Imagem, Polifonia, Narrativa, Lugar de fala, Hibridização

Abstract

O presente artigo busca, por meio de uma reflexão crítica do processo de montagem do espetáculo A primeira vista, discutir a hibridização das partes que compõem uma obra de teatro. Para tanto, deu-se ênfase ao processo de construção da narrativa a partir da imagem. Desde aquela presente no discurso que origina a necessidade de realização da obra, permeando a criação corporal das intérpretes, até a fisicalização da imagem com a integração das partes do espetáculo, nesse caso, em foco, a iluminação. Discutem-se, assim, questões de lugar de fala em um espetáculo teatral, e questiona-se a autoria do discurso. A partir da perspectiva da direção, da atuação e da iluminação, este trabalho visa, partindo das experiências, evidenciar a construção coletiva de uma obra elaborada por diversos profissionais, na qual ecoam diversas vozes e desejos, trabalhando em comum acordo para a consolidação e efetivação de um discurso integrado. Após análise dos relatos de experiência, concluiu-se que essa montagem constitui-se como uma obra polifônica e coletiva, com a inclusão de perspectivas diversas ao discurso original. 

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Íris Barbosa Faria Almeida, Universidade Federal da Bahia

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas, na linha de pesquisa História, Dramaturgia e Recepção; bolsista Fapesb. Bacharela em Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Bahia (2017). Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão, Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade - GIPE-CIT e do Laboratório de voz: rastros e redes - LAVRARE, ambos do PPGAC/UFBA. Atuou como bolsista dos Programas de Iniciação Científica PIBIArtes (de 2016 a 2017) e do PIBIC (de 2017 a 2018), sob orientação do Prof. Dr. George Mascarenhas. Atriz de teatro e de produções audiovisuais, produtora, professora de teatro para crianças e brincante em eventos infantis.

Otávio José Correia Neto, Universidade Federal da Bahia

É bacharel em Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral formado pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-UFBA), bolsista do CNPq.

Veridiana Andrade Neves, Universidade Federal da Bahia

Atriz e pesquisadora, Veridiana Neves é mestranda pelo Programa de Pós-gradução em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal da Bahia, bolsista CAPES. Possui graduação em Direito (UFBA, 2013) e graduação em Artes Cênicas, com habilitação em Interpretação Teatral (UFBA, 2018). 

Eduardo Augusto da Silva Tudella, Universidade Federal da Bahia

Diretor, designer e professor-pesquisador. Premiado, tanto na produção bibliográfica, quanto artística. Bacharel em Artes Cênicas - Direção Teatral pela Universidade Federal da Bahia (1979), Mestre em Design Teatral - Iluminação - New York University (1993) e Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia - PPGAC. Recebeu o Prêmio Capes de Tese - 2014. Recebeu o Prêmio ABEU / 2018, 2º. Lugar, Categoria: Lingüística, Letras e Artes, pelo livro A luz na gênese do Espetáculo, publicado pela EDUFBA. Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Bahia, professor e colaborador do PPGAC / UFBA.

George Mascarenhas de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA); Mestre em Artes - Teoria e História da Arte pela UFBA; Formado em Mímica Corporal Dramática pela Ecole de Mime Corporel Dramatique - Londres (1998); Licence de Estudos Teatrais pela Université de la Sorbonne-Nouvelle - Paris III (1995). É Professor Adjunto na Escola de Teatro e integra o corpo docente do (PPGAC/UFBA) e do Programa de Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES - UFBA/UDESC). Pesquisador de processos criativos a partir da Mímica Corporal Dramática de Etienne Decroux, do Teatro Físico e de estudos de Dramaturgia. 

##submission.downloads##

Pubblicato

2020-12-29

Come citare

Almeida, Íris B. F., Correia Neto, O. J., Neves, V. A., Tudella, E. A. da S., & de Oliveira, G. M. (2020). UM BORDADO A MÚLTIPLAS MÃOS: uma análise da construção do espetáculo A Primeira Vista e a relação híbrida entre os profissionais envolvidos. Cadernos Do GIPE-CIT, (45), 24–43. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.45.2020.38806