UM BORDADO A MÚLTIPLAS MÃOS: uma análise da construção do espetáculo A Primeira Vista e a relação híbrida entre os profissionais envolvidos
DOI:
https://doi.org/10.9771/cadgipecit.45.2020.38806Parole chiave:
Imagem, Polifonia, Narrativa, Lugar de fala, HibridizaçãoAbstract
O presente artigo busca, por meio de uma reflexão crítica do processo de montagem do espetáculo A primeira vista, discutir a hibridização das partes que compõem uma obra de teatro. Para tanto, deu-se ênfase ao processo de construção da narrativa a partir da imagem. Desde aquela presente no discurso que origina a necessidade de realização da obra, permeando a criação corporal das intérpretes, até a fisicalização da imagem com a integração das partes do espetáculo, nesse caso, em foco, a iluminação. Discutem-se, assim, questões de lugar de fala em um espetáculo teatral, e questiona-se a autoria do discurso. A partir da perspectiva da direção, da atuação e da iluminação, este trabalho visa, partindo das experiências, evidenciar a construção coletiva de uma obra elaborada por diversos profissionais, na qual ecoam diversas vozes e desejos, trabalhando em comum acordo para a consolidação e efetivação de um discurso integrado. Após análise dos relatos de experiência, concluiu-se que essa montagem constitui-se como uma obra polifônica e coletiva, com a inclusão de perspectivas diversas ao discurso original.
CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917
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