UM BORDADO A MÚLTIPLAS MÃOS: uma análise da construção do espetáculo A Primeira Vista e a relação híbrida entre os profissionais envolvidos

Autores/as

  • Íris Barbosa Faria Almeida Universidade Federal da Bahia
  • Otávio José Correia Neto Universidade Federal da Bahia
  • Veridiana Andrade Neves Universidade Federal da Bahia
  • Eduardo Augusto da Silva Tudella Universidade Federal da Bahia
  • George Mascarenhas de Oliveira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.45.2020.38806

Palabras clave:

Imagem, Polifonia, Narrativa, Lugar de fala, Hibridização

Resumen

O presente artigo busca, por meio de uma reflexão crítica do processo de montagem do espetáculo A primeira vista, discutir a hibridização das partes que compõem uma obra de teatro. Para tanto, deu-se ênfase ao processo de construção da narrativa a partir da imagem. Desde aquela presente no discurso que origina a necessidade de realização da obra, permeando a criação corporal das intérpretes, até a fisicalização da imagem com a integração das partes do espetáculo, nesse caso, em foco, a iluminação. Discutem-se, assim, questões de lugar de fala em um espetáculo teatral, e questiona-se a autoria do discurso. A partir da perspectiva da direção, da atuação e da iluminação, este trabalho visa, partindo das experiências, evidenciar a construção coletiva de uma obra elaborada por diversos profissionais, na qual ecoam diversas vozes e desejos, trabalhando em comum acordo para a consolidação e efetivação de um discurso integrado. Após análise dos relatos de experiência, concluiu-se que essa montagem constitui-se como uma obra polifônica e coletiva, com a inclusão de perspectivas diversas ao discurso original. 

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Íris Barbosa Faria Almeida, Universidade Federal da Bahia

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas, na linha de pesquisa História, Dramaturgia e Recepção; bolsista Fapesb. Bacharela em Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Bahia (2017). Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão, Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade - GIPE-CIT e do Laboratório de voz: rastros e redes - LAVRARE, ambos do PPGAC/UFBA. Atuou como bolsista dos Programas de Iniciação Científica PIBIArtes (de 2016 a 2017) e do PIBIC (de 2017 a 2018), sob orientação do Prof. Dr. George Mascarenhas. Atriz de teatro e de produções audiovisuais, produtora, professora de teatro para crianças e brincante em eventos infantis.

Otávio José Correia Neto, Universidade Federal da Bahia

É bacharel em Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral formado pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-UFBA), bolsista do CNPq.

Veridiana Andrade Neves, Universidade Federal da Bahia

Atriz e pesquisadora, Veridiana Neves é mestranda pelo Programa de Pós-gradução em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal da Bahia, bolsista CAPES. Possui graduação em Direito (UFBA, 2013) e graduação em Artes Cênicas, com habilitação em Interpretação Teatral (UFBA, 2018). 

Eduardo Augusto da Silva Tudella, Universidade Federal da Bahia

Diretor, designer e professor-pesquisador. Premiado, tanto na produção bibliográfica, quanto artística. Bacharel em Artes Cênicas - Direção Teatral pela Universidade Federal da Bahia (1979), Mestre em Design Teatral - Iluminação - New York University (1993) e Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia - PPGAC. Recebeu o Prêmio Capes de Tese - 2014. Recebeu o Prêmio ABEU / 2018, 2º. Lugar, Categoria: Lingüística, Letras e Artes, pelo livro A luz na gênese do Espetáculo, publicado pela EDUFBA. Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Bahia, professor e colaborador do PPGAC / UFBA.

George Mascarenhas de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA); Mestre em Artes - Teoria e História da Arte pela UFBA; Formado em Mímica Corporal Dramática pela Ecole de Mime Corporel Dramatique - Londres (1998); Licence de Estudos Teatrais pela Université de la Sorbonne-Nouvelle - Paris III (1995). É Professor Adjunto na Escola de Teatro e integra o corpo docente do (PPGAC/UFBA) e do Programa de Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES - UFBA/UDESC). Pesquisador de processos criativos a partir da Mímica Corporal Dramática de Etienne Decroux, do Teatro Físico e de estudos de Dramaturgia. 

Publicado

2020-12-29

Cómo citar

Almeida, Íris B. F., Correia Neto, O. J., Neves, V. A., Tudella, E. A. da S., & de Oliveira, G. M. (2020). UM BORDADO A MÚLTIPLAS MÃOS: uma análise da construção do espetáculo A Primeira Vista e a relação híbrida entre os profissionais envolvidos. Cadernos Do GIPE-CIT, (45), 24–43. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.45.2020.38806