HANNA NA ESCOLA: processo colaborativo entre criação cênica e aulas de teatro e dança na Educação Infantil

Autores

  • Taís Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Verônica Chielle Becker Universidade Federal do Rio Grande do Sul image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.53.2024.62340

Palavras-chave:

Artes Cênicas, Culturas da Infância, Educação Infantil, Contação de Histórias, Escola

Resumo

Nestes escritos, discorremos sobre o protagonismo de crianças pequenas em aulas de Teatro e de Dança em uma escola de Educação Infantil conveniada da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre (RS) e as relações estabelecidas com o processo de criação de um espetáculo cênico, a partir da retroalimentação entre esses contextos. Todas as ações analisadas são parte do Programa de Extensão Hanna. Assim, estabelecemos uma ponte profícua entre Pedagogias das Artes Cênicas com crianças e a produção cultural para as infâncias, temática de estudos e investigações do grupo.

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Artes Cênicas (Università di Bologna / Universidade Federal da Bahia); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Docente de Teatro da FACED/UFRGS; Coordenadora do Programa de Extensão Hanna e do Observatório do Teatro na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Mercosul (CNPq/FAPERGS).

Verônica Chielle Becker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ex-bolsista de extensão e colaboradora do Programa de Extensão Hanna, desde 2020.

Downloads

Publicado

2025-02-17

Como Citar

Ferreira, T., & Becker, V. C. (2025). HANNA NA ESCOLA: processo colaborativo entre criação cênica e aulas de teatro e dança na Educação Infantil. Cadernos Do GIPE-CIT, (53), 81–99. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.53.2024.62340