ARTE (DRAG) EDUCAÇÃO: brincadeiras de desmontar e remontar corpos em formação de imaginários indisciplinados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.53.2024.63087

Palavras-chave:

Culturas das Infâncias, Arte Drag, Processos artístico-metodológicos, Colonialidade

Resumo

Este artigo propõe-se a compartilhar metodologias de processos artístico-pedagógicos, construídos a partir de reflexões críticas acerca do conceito de infância, família nuclear e as tensões que surgem dessas instituições histórico-sociais. Com base nos autores Marcus Barreto, Renato Nogueira, Paul Preciado, Donna Haraway e Marina Marcondes Machado, a autora aproxima os campos da Educação, das Culturas das Infâncias e da Arte drag, com o objetivo de propor territórios formativos interessados em criar espaços de experimentações de si, por meio do deslocamento dos papéis sociais atribuídos aos indivíduos, desde a primeira infância.

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luisa Duprat (Maria Tuti Luisão), Universidade Federal da Bahia

Graduada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB), mestra em Dança e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, ambos pela Universidade Federal da Bahia. Desenvolve pesquisa sobre o imaginário heterossexual e as possibilidades de rasuras e destruições operadas por composições estéticas desviantes. Atualmente, no doutora-do, se interessa em articular possíveis aproximações entre as culturas das infâncias e os debates coloniais, trabalhando imaginários crítico criativos.      

Downloads

Publicado

2025-02-17

Como Citar

Duprat, L. (2025). ARTE (DRAG) EDUCAÇÃO: brincadeiras de desmontar e remontar corpos em formação de imaginários indisciplinados. Cadernos Do GIPE-CIT, (53), 127–142. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.53.2024.63087