ARTE (DRAG) EDUCAÇÃO: brincadeiras de desmontar e remontar corpos em formação de imaginários indisciplinados

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.53.2024.63087

Mots-clés :

Culturas das Infâncias, Arte Drag, Processos artístico-metodológicos, Colonialidade

Résumé

Este artigo propõe-se a compartilhar metodologias de processos artístico-pedagógicos, construídos a partir de reflexões críticas acerca do conceito de infância, família nuclear e as tensões que surgem dessas instituições histórico-sociais. Com base nos autores Marcus Barreto, Renato Nogueira, Paul Preciado, Donna Haraway e Marina Marcondes Machado, a autora aproxima os campos da Educação, das Culturas das Infâncias e da Arte drag, com o objetivo de propor territórios formativos interessados em criar espaços de experimentações de si, por meio do deslocamento dos papéis sociais atribuídos aos indivíduos, desde a primeira infância.

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Luisa Duprat, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB), mestra em Dança e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, ambos pela Universidade Federal da Bahia. Desenvolve pesquisa sobre o imaginário heterossexual e as possibilidades de rasuras e destruições operadas por composições estéticas desviantes. Atualmente, no doutora-do, se interessa em articular possíveis aproximações entre as culturas das infâncias e os debates coloniais, trabalhando imaginários crítico criativos.      

Téléchargements

Publiée

2025-02-17

Comment citer

Duprat, L. (2025). ARTE (DRAG) EDUCAÇÃO: brincadeiras de desmontar e remontar corpos em formação de imaginários indisciplinados. Cadernos Do GIPE-CIT, (53), 127–142. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.53.2024.63087