EXPERIMENTOS DO DIZER: um diálogo entre Brecht e Boal

Autores

  • Eduardo Augusto Vieira Walger Prefeitura Municipal de Pinhais https://orcid.org/0000-0002-3163-4415
  • Vicente Concilio Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.53.2024.63109

Palavras-chave:

Peças Didáticas, Teatro do Oprimido, Teatro-Fórum, Peças-Fórum-Didáticas

Resumo

Este estudo investiga a articulação entre as Peças Didáticas de Bertolt Brecht e o Teatro-Fórum, de Augusto Boal, por meio da realização de duas oficinas para adolescentes (14-17 anos) e uma mista (adolescentes e adultos) em Pinhais, no Paraná. O objetivo do trabalho é compreender como tal diálogo pode criar um espaço de liberdade e de participação democrática, no qual os participantes não são apenas espectadores, mas elementos ativos na construção do conhecimento e da transformação social. Das referidas oficinas, resultou o espetáculo Experiências do Dizer, que, no contexto criativo, contou com o auxílio dos protocolos de Ingrid Koudela, desenvolvendo uma prática denominada pelos autores de Peça Foro-Didática. Trata-se de uma adaptação que combina elementos de teorias e práticas de Brecht e de Boal. O artigo analisou os processos pedagógicos e os resultados dessa vivência, que pretende colaborar com uma prática teatral que promova a reflexão crítica e a participação cidadã em espaços e em momentos que exigem uma legítima experiência democrática.

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Augusto Vieira Walger, Prefeitura Municipal de Pinhais

Bacharel em Artes Cênicas, pela Faculdade de Artes do Paraná, e em Direito, pela UniBrasil - Faculdades Integradas do Brasil. Especialista em Metodologia do Ensino da Arte pelo Centro Universitário Internacional. Mestre em Teatro e Doutor em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É Instrutor de Artes Cênicas no Município de Pinhais – PR. Atuou como Professor substituto na Universidade Federal do Paraná e na Universidade Estadual do Paraná.

Vicente Concilio, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor na graduação e na pós-graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Formado em Licenciatura em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas, na Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde também fez mestrado e doutorado. Sua pesquisa de mestrado foi publicada sob o título Teatro e Prisão: dilemas da Liberdade Artística. Sua tese de doutorado foi publicada sob o título de BadenBaden. Modelo de Ação e Encenação no processo com a peça didática de Bertolt Brecht.      

Downloads

Publicado

2025-02-17

Como Citar

Walger, E. A. V., & Concilio, V. (2025). EXPERIMENTOS DO DIZER: um diálogo entre Brecht e Boal. Cadernos Do GIPE-CIT, (53), 163–184. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.53.2024.63109