EXPERIMENTOS DO DIZER: um diálogo entre Brecht e Boal
DOI:
https://doi.org/10.9771/cadgipecit.53.2024.63109Palavras-chave:
Peças Didáticas, Teatro do Oprimido, Teatro-Fórum, Peças-Fórum-DidáticasResumo
Este estudo investiga a articulação entre as Peças Didáticas de Bertolt Brecht e o Teatro-Fórum, de Augusto Boal, por meio da realização de duas oficinas para adolescentes (14-17 anos) e uma mista (adolescentes e adultos) em Pinhais, no Paraná. O objetivo do trabalho é compreender como tal diálogo pode criar um espaço de liberdade e de participação democrática, no qual os participantes não são apenas espectadores, mas elementos ativos na construção do conhecimento e da transformação social. Das referidas oficinas, resultou o espetáculo Experiências do Dizer, que, no contexto criativo, contou com o auxílio dos protocolos de Ingrid Koudela, desenvolvendo uma prática denominada pelos autores de Peça Foro-Didática. Trata-se de uma adaptação que combina elementos de teorias e práticas de Brecht e de Boal. O artigo analisou os processos pedagógicos e os resultados dessa vivência, que pretende colaborar com uma prática teatral que promova a reflexão crítica e a participação cidadã em espaços e em momentos que exigem uma legítima experiência democrática.
CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).