EXPERIÊNCIAS PERFORMÁTICAS DE UM CORPO DIFERENCIADO

Autores/as

  • Felipe Henrique Monteiro Oliveira Universidade Federal da Bahia

Palabras clave:

Performances, Antonin Artaud, Corpos Diferenciados

Resumen

O presente artigo pretende descrever e refletir sobre as experiências performáticas do autor, desde sua pesquisa de mestrado no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte até a sua atual pesquisa de doutoramento no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, em que vem tentando estabelecer aproximações entre o pensamento de Antonin Artaud e suas reverberações na performance, justamente porque percebe as seguintes proposições e ligações entre as duas formas de espetáculo: 1) ampliar as fronteiras da realidade na qual se faz o exercício da vida; 2) buscar fazer e estabelecer elos entre arte e vida, e não a separação de ambas; 3) desorganizar aparências, derrubar preconceitos e fazer emergir verdades secretas e não imaginadas, provocando no espectador uma recepção muito mais cognitivo-sensória do que racional; 4) produzir imagens físicas violentas, baseadas na ideia de ações extremas que provoquem os sentidos e a alma do espectador; 5) provocar nos participantes um desejo de mudança; 6) produzir cenas ritualísticas, permeadas pela emoção e, principalmente centradas no corpo do atuante e a tudo que apele aos sentidos do espectador, renegando  desta forma a dogmatização do texto dramático, como sendo comparado ao regente supremo do fazer teatral. 

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

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Biografía del autor/a

Felipe Henrique Monteiro Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC), Universidade Federal da Bahia.

Publicado

2016-08-30

Cómo citar

Oliveira, F. H. M. (2016). EXPERIÊNCIAS PERFORMÁTICAS DE UM CORPO DIFERENCIADO. Cadernos Do GIPE-CIT, (36), 190–208. Recuperado a partir de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/gipe-cit/article/view/35508