PERFORMANCE DA PRESENÇA OU A ARTE DO INSTANTE

Autori

  • Aicha Marques Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.48.2022.47690

Parole chiave:

Voz, Afonia, Corpo, Presença, Instante

Abstract

Este artigo fala da experiência de uma atriz que acordou afônica em plena temporada de um espetáculo de sucesso na cidade de Salvador. A narrativa expõe em ordem cronológica o processo psicofísico da atriz ao realizar o espetáculo, mesmo sem voz. Em sua busca ela descobre, através de exercícios que fez em oficinas com Eugênio Barba e o Lume, a transição da fisicalidade do texto a ser dito para com isso realizar o espetáculo. Em seu processo de buscar meios para realizar o espetáculo, mesmo sem voz, ela narra a importância da presentificação e no aprofundamento do instante presente como ferramentas de superação. E, com isso, descobriu que a perda da voz lhe possibilitou ouvir melhor seus colegas e estar em cena de forma integral, melhorando sua percepção na atuação. 

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Aicha Marques, Universidade Federal da Bahia

É Atriz, graduada em Artes Cênicas pela UFBA. Ganhou diversos prêmios, como o Prêmio de melhor atriz no Festival Nacional de Florianópolis, na peça Castro Alves, de Deolindo Checcucci. Prêmio Braskem de melhor atriz coadjuvante em Ensina-me a Viver, de José Possi Neto. Prêmio Braskem de Melhor Atriz e de Melhor Espetáculo de Uma vez, nada mais, dirigido por Hebe Alves. O Prêmio da Fundação Gregório de Mattos para montar seu texto teatral Apartamento 1201. O Prêmio do Selo João Ubaldo Ribeiro para publicar a peça teatral Alimentando as Feras. E-mail: aichamarques@hotmail.com

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-12-30

Come citare

Marques, A. (2022). PERFORMANCE DA PRESENÇA OU A ARTE DO INSTANTE. Cadernos Do GIPE-CIT, (48), 191–202. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.48.2022.47690