O ENSINO DE ARTES E A ENCENAÇÃO TEATRAL NO CONTEXTO ESCOLAR DO IFTO: práticas artísticas em coletivo

Autores/as

  • João Vítor Ferreira Nunes Universidade Federal do Sul da Bahia image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.52.2024.60989

Palabras clave:

Encenação, Processo de Criação, Teatro Colaborativo, Teatro-jornal na Escola

Resumen

Neste trabalho, versamos sobre processos educativos desenvolvidos na disciplina de Artes, no contexto escolar do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). O texto, de viés ensaístico, contém um relato analítico de uma experiência, de caráter teórico-prático, realizada junto a turmas de adolescentes que cursavam a 1ª série do Ensino Médio, tendo por objetivo desvelar uma experiência de Teatro/Educação Colaborativo, que culminou em processos de Encenação Teatral. Ressalta-se que, antes de alcançar os resultados artísticos, o processo foi pautado por procedimentos do Teatro-jornal, concebido pelo teatrólogo e diretor Augusto Boal. Nas atividades realizadas junto às turmas, foram conduzidas ações voltadas a interações entre os estudantes, suscitando reflexões acerca de temas sociais, como, também, foram observados, no processo criativo, os repertórios de vida dos próprios alunos. Realizaram-se, ao longo do trajeto, jogos teatrais e exercícios voltados a desenvolver a disponibilidade corporal e criativa dos educandos, abrindo, assim, caminhos férteis para que fossem realizados dois processos artísticos, capitaneados pelos textos do dramaturgo Ariano Suassuna, quais sejam: O Auto da Compadecida e O Santo e a Porca.

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Vítor Ferreira Nunes, Universidade Federal do Sul da Bahia

Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), atuando nos cursos de Artes (BI e LI). Licenciado em Pedagogia (UNINASSAU), Teatro e Dança (UFRN). Especialista em Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida (UFRN), Ensino de Teatro (IFRN) e Artes (UFPel). Mestre (PPGArC/UFRN) e Doutor em Artes Cênicas (PPGAC/UDESC).      

Publicado

2024-12-04

Cómo citar

Nunes, J. V. F. (2024). O ENSINO DE ARTES E A ENCENAÇÃO TEATRAL NO CONTEXTO ESCOLAR DO IFTO: práticas artísticas em coletivo. Cadernos Do GIPE-CIT, (52), 176–191. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.52.2024.60989