NTIMA DYA LUKAYA - MEMÓRIA DO CANTO DAS ÁGUAS DOCES: ancestralidade na cena performativa expandida

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.54.2025.65018

Keywords:

Pesquisa-Encruzilhada, Performance, Teatralidades, Tradição Bantu

Abstract

O presente trabalho reflete sobre o exercício de verter o corpo a diferentes inscrições poéticas, a partir de uma série de processos criativos traduzidos em instalação, videoperformance, criação sonora e audiovisual. Flui sobretudo de um espaço-tempo onde nos debruçamos sobre a cosmopercepção Banto-Congo, que dá aporte ao conceito de Pesquisa Encruzilhada (Ferreira, 2019), diretriz metodológica inspirada nas ensinagens do Candomblé Congo-Angola, para ativar e ancorar processos artísticos voltados à criação de cena na diáspora. Nesse sentido, serão melhor analisadas as produções: Lida: trabalhos, cantos e rodas (2019); Tornar-se Água (2021); Sopro: imagens do Unzo (2021) e Musambu (2021). Esses processos de experimentação artística potencializam-se através de uma imersão no Terreiro de Candomblé Unzó ia Kisimbi ria Maza Nzambi (Simões Filho - BA), passo fundamental para uma pesquisa que busca alicerce em modos contra-hegemônicos de operacionalizar o fazer criativo da cena contemporânea e a retomada de territórios poéticos tamponados pelo processo colonial. Contribuem para o balaio referencial os saberes de Ferreira (2019), Fu-Kiau (1991), Martins (2002) e Bispo (2023)

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

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Author Biographies

Tássio Ferreira, Universidade Federal do Sul da Bahia

É multiartista da Cena. Doutor em Artes Cênicas pelo PPGAC - Universidade Federal da Bahia (UFBA); docente do Centro de Formação em Artes e Comunicação da Universidade Federal do Sul da Bahia; Líder do Grupo de Pesquisa Aldeia - Núcleo de Pesquisas Afro-brasileiras em Artes, Ensinagens e Tradições na Diáspora (UFSB/CNPq); docente dos programas de pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA) e Artes (PPGArtes/UFSB), Taata dya Nkisi responsável pelo Terreiro Unzó ia Kisimbi ria Maza Nzambi (Simões Filho-BA).    

Breno Cesar Rodrigues e Silva Terra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

É artista interdisciplinar; pós-graduando em Meio Ambiente e Agroecologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano; Bacharel Interdisciplinar em Artes (UFSB); pesquisador vinculado ao grupo de pesquisa ALDEIA - Núcleo de Pesquisas Afro-brasileiras em Artes, Tradições e Ensinagens na Diáspora (UFSB/CNPq). Taata Kambandu pelo Unzó ia kisimbi ria Maza Nzambi (Simões Filho-BA).    

Published

2025-09-02

How to Cite

Ferreira, T., & Terra, B. C. R. e S. (2025). NTIMA DYA LUKAYA - MEMÓRIA DO CANTO DAS ÁGUAS DOCES: ancestralidade na cena performativa expandida. Cadernos Do GIPE-CIT, (54), 134–156. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.54.2025.65018