MONSTRUOSIDADE: o que, no fim das contas, faz de você um humano?

Authors

  • Saulo Moreira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Paula Alice Baptista Borges Universidade Federal do Recôncavo da Bahia https://orcid.org/0009-0007-4600-2529

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.54.2025.66196

Keywords:

Práticas de Monstro, Infância, Viver juntos

Abstract

Monstro, monstruosidade, numa visada do contemporâneo, funciona como uma categoria indisciplinar porque vai encenar, em tensionamentos producentes, modos de viver juntos e, além disso, inespecificar a ideia de humano sobretudo nos processos de subjetivação na infância. Passearemos e faremos pousos estratégicos pelos seguintes textos e obras: o livro Quando nasce um monstro, o livro e filme Onde vivem os monstros e a obra de dança A Pequena monstra: o retorno. O verbete proposto também tem uma finalidade prática: ele poderá ser usado como uma pista para metodologias das marginalidades, porque o monstro é a experiência marginal, porque a infância é uma experiência monstruosa. Queremos portanto, inscrever um verbete-método como um traçado excêntrico de possibilidades teórico-práticas.

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Saulo Moreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Saulo Moreira é Doutor em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA); é Mestre em Literatura e Cultura (UFBA); realizou estágio pós-doutoral em Saúde Coletiva (UFBA). Lecionou Poéticas Teatrais e Teoria de Processos Criativos, em 2024, e Literatura Contemporânea, entre 2016-2018, na Universidade de Brasília (UnB), e deu aulas sobre Literatura Contemporânea, em 2022, na UFBA. Atualmente, é colaborador externo do Grupo de Crítica LACRÍ/UnB e do grupo de pesquisa CRICA – Criar para criança: núcleo de estudos das artes e culturas da e para a infância/UFRB.

Paula Alice Baptista Borges, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Paula Lice é atriz, diretora, escritora, roteirista e dramaturga. É graduada em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestre em Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura (UFBA) e Doutora em Artes
Cênicas (PPGAC/UFBA). É professora do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde desenvolve trabalhos artísticos e de extensão com seu grupo de pesquisa CRICA – Criar para criança: núcleo de estudos das artes e culturas da e para a infância.

Published

2025-09-02

How to Cite

Moreira, S., & Borges, P. A. B. . (2025). MONSTRUOSIDADE: o que, no fim das contas, faz de você um humano?. Cadernos Do GIPE-CIT, (54), 101–118. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.54.2025.66196