POR CIMA DO MAR EU VIM: processo de criação de corpos em travessia

Autores/as

  • Renata de Lima Silva Universidade Federal de Goiás
  • Marlini Dorneles de Lima Universidade Federal de Goiás

Palabras clave:

Processo de criação, Performance Negra , Capoeira Angola

Resumen

Este artigo discute o processo de criação do espetáculo Por cima do mar eu vim, a partir de alguns conceitos e procedimentos elegidos pelo Núcleo Coletivo 22 como metodologia de trabalho que atravessa a pesquisa acadêmica, o ensino e a produção em arte. Utilizando como metáfora a imagem e a sensação da Kalunga Grande para relacionar a história da Rainha angolana Nzinga Mbandi com o universo mítico das religiões afro-brasileiras, a montagem cênica musical apresenta, através de poetnografias, a contribuição africana banto para a cultura brasileira. 

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

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Biografía del autor/a

Renata de Lima Silva, Universidade Federal de Goiás

Renata de Lima Silva é professora adjunta na Universidade Federal de Goiás, atuando no curso de Dança. Doutora em Artes pela Unicamp e líder do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa e Investigação Cênica Coletivo 22 (NuPICC). Diretora artística do Núcleo Coletivo 22 e capoeirista do Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô.

Marlini Dorneles de Lima, Universidade Federal de Goiás

Marlini Dorneles de Lima é professora adjunta na Universidade Federal de Goiás, atuando no curso de Dança. Doutora em Artes pela UnB e membro do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa e Investigação Cênica Coletivo 22 (NuPICC). Artista-pesquisadora do Núcleo Coletivo 22 e capoeirista do Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô

Publicado

2020-02-11

Cómo citar

Silva, R. de L., & de Lima, M. D. (2020). POR CIMA DO MAR EU VIM: processo de criação de corpos em travessia. Cadernos Do GIPE-CIT, (39), 80–92. Recuperado a partir de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/gipe-cit/article/view/35416