O TERMO “EDUCAÇÃO SOMÁTICA” perspectivado pela criação em dança no Brasil

Autores/as

  • Tatiana Nunes da Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Somático, Criação em dança, Nova dança

Resumen

Neste artigo, a “Educação Somática” é tomada como um termo em investigação, compreendendo que a sua adoção no Brasil é posterior ao estabelecimento das práticas que denomina. Retoma esse movimento procurando traçar possíveis vertentes dos usos de tais práticas no Brasil: o das terapias corporais, o da “expressão corporal”, no meio teatral, e o da difusão de uma cultura de dança muitas vezes chamada de “nova dança”. Especifica dados sobre a adoção do termo no meio acadêmico e algumas problemáticas envolvidas. Discute, de maneira geral, implicações que a ênfase do termo somático na saúde traz para a discussão artística. Compromete-se, assim, com a multiplicação de diferentes construções do que possa ser o somático para a dança, bem como com a dos fazeres de artistas de dança brasileiros e suas especificidades.

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tatiana Nunes da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsa de doutorado CAPES.

Publicado

2016-08-30

Cómo citar

da Rosa, T. N. (2016). O TERMO “EDUCAÇÃO SOMÁTICA” perspectivado pela criação em dança no Brasil. Cadernos Do GIPE-CIT, (36), 86–104. Recuperado a partir de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/gipe-cit/article/view/35503