TEATRO E CARNAVAL NA PANDEMIA: uma experiência pedagógica

Autores/as

  • Thereza de Jesus Santos Junqueira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.45.2020.38847

Palabras clave:

Peças didáticas, Dramaturgia, Discurso político, Teorias do Teatro, Leitor-atuante

Resumen

Com inspiração no trabalho e na experimentação de Bertolt Brecht em torno das peças didáticas, pretende-se, neste ensaio, apresentar e comentar um texto dramático construído, por esta pesquisadora, durante uma oficina de dramaturgia promovida pelo Teatro Vila Velha, no mês de agosto deste ano de 2020. A ideia é analisar a tensão existente entre três discursos presentes na composição dramatúrgica: o discurso dramático propriamente dito; um discurso político a respeito da sutileza do fascismo, suscitado pela obra; além de um discurso teórico, em tom metalínguístico, acerca do fazer teatral. Como ferramenta para a escrita e para a leitura coletiva, esta pesquisadora se vale da técnica do teatro didático de Brecht e de seus propósitos de influenciar os atuantes/leitores. 

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thereza de Jesus Santos Junqueira, Universidade Federal de Minas Gerais

Thereza é professora de alemão, advogada e pesquisadora, em residência pós-doutoral junto ao PPGLit-UFMG. Doutora em Letras pelo PPGLitCult-UFBA e mestre em Direito pelo PPGD-UFBA, graduou-se na UFMG em Direito e em Letras. Estuda o teatro e o trabalho de Bertolt Brecht em interface com outros discursos.  

Publicado

2020-12-29

Cómo citar

Junqueira, T. de J. S. (2020). TEATRO E CARNAVAL NA PANDEMIA: uma experiência pedagógica. Cadernos Do GIPE-CIT, (45), 171–185. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.45.2020.38847