DISCURSOS IMPLÍCITOS: a herança do teatro na dramaturgia cinematográfica

Autores/as

  • Álvaro Dyogo Pereira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.50.2023.53300

Palabras clave:

Teatro, Cinema, Encenação, Texto teatral

Resumen

A proposta deste artigo é refletir sobre os pontos de contato entre as possibilidades da encenação no teatro e no cinema, sugeridas a partir do texto dramatúrgico, com o objetivo de compreender as particularidades de cada linguagem, estabelecendo possíveis diálogos. Para tanto, serão levadas em consideração, especialmente, as indicações de ações físicas e estados emocionais das personagens, contidas nos roteiros e peças, bem como o impacto da evolução da tecnologia para a encenação. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e o quadro teórico traz autores que se debruçam sobre a temática da encenação em cada uma das linguagens, como Patrice Pavis (2011) e Jean-Jacques Roubine (1998) no teatro; e Jacques Aumont (2008) e David Bordwell (2008; 2013) no cinema. 

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

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Biografía del autor/a

Álvaro Dyogo Pereira, Universidade Federal da Bahia

Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (UFJF/2009); licenciado em Artes Visuais (Claretiano/2021); especialista em Comunicação e Arte do Ator (UFJF/2012); mestre em Artes, Cultura e Linguagens, na linha de pesquisa Cinema e Audiovisual (UFJF/2016), Álvaro Dyogo atualmente desenvolve pesquisa no Doutorado do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (UFBA), na linha Poéticas e Processos de Encenação, sob orientação do Professor Dr. Luiz Marfuz.      

Publicado

2023-09-05

Cómo citar

Pereira, Álvaro D. (2023). DISCURSOS IMPLÍCITOS: a herança do teatro na dramaturgia cinematográfica. Cadernos Do GIPE-CIT, (50), 12–25. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.50.2023.53300