MÚSICA NO CIRCO BRASILEIRO: itinerância, memória e interface com seu entorno

Auteurs

  • Lívia Souza Mattos Universidade Federal da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.44.2020.61233

Mots-clés :

Circo, Itinerância, Música, Memória, Banda Circense, Interação social

Résumé

O presente trabalho aborda a música no circo brasileiro, a partir do processo relacional que se estabelecia em sua itinerância, entre o que era externo e interno às margens porosas circenses. Fala-se, sobretudo, dos circos de lona – de pequeno, médio e grande porte – partindo da sua arquitetura autônoma e volante, que acaba por constituir uma existência de chegadas e partidas, interagindo com diferentes localidades, linguagens, meios de comunicação e indivíduos. Parte-se das narrativas de circenses veteranos obtidas por entrevistas, para analisar como essas interações aconteciam – sobretudo a partir da música, utilizando a banda do circo com recorte investigativo. 

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

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Biographie de l'auteur

Lívia Souza Mattos, Universidade Federal da Bahia

Bacharel em Sociologia, pela Universidade Federal da Bahia; formada pelo curso de Prática Instrumental Avançada em Acordeom, da Escola de Música de São Paulo; ex-integrante da Companhia Picolino, da Fulanas Cia de Circo e do Acrobático Fratelli. Atualmente dirige um documentário sobre a música no circo, contemplada pelo Rumos Itaú Cultural.

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Publiée

2020-09-03

Comment citer

Mattos, L. S. (2020). MÚSICA NO CIRCO BRASILEIRO: itinerância, memória e interface com seu entorno. Cadernos Do GIPE-CIT, (44), 136–152. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.44.2020.61233

Numéro

Rubrique

CADERNO