O MALABARISMO COMO PROTOCOLO DE TRANSFORMAÇÃO DO CORPO E DAS COISAS EM POSITION PARALLÈLE AU PLANCHER (P. P. P.) DE PHIA MÉNARD

Autores/as

  • Ronildo Júnior Ferreira Nóbrega Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.44.2020.61241

Palabras clave:

Phia Ménard, Circo contemporâneo, Malabarismo

Resumen

Este artigo aborda a prática do malabarismo como protocolo de transformação do corpo e das coisas no espetáculo Position Parallèle au Plancher (P.P.P.) (2008), da Compagnie Non Nova. Encenada e performada pela francesa Phia Ménard, essa obra implica, literal e metaforicamente, o corpo e o gelo em um programa coproducente de transformação. Em sua tentativa de manipular uma materialidade que se recusa a aderir a dinâmica de captura, o malabarismo de Ménard dispara um modo relacional de atuação em que corpo e gelo se produzem mutuamente, alterando nessa relação os seus respectivos modos de existir e de se mover em cena. Dada essa constatação, argumenta-se que essa atitude radicaliza uma noção de malabarismo como política da instabilidade, expandindo tanto os códigos quanto as premissas tradicionais dessa prática. 

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

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Biografía del autor/a

Ronildo Júnior Ferreira Nóbrega, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Ator e artista multimídia. Bacharel em Artes e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisa arte contemporânea e performance arte como modo de impermanência do corpo.

Publicado

2020-09-03

Cómo citar

Nóbrega, R. J. F. (2020). O MALABARISMO COMO PROTOCOLO DE TRANSFORMAÇÃO DO CORPO E DAS COISAS EM POSITION PARALLÈLE AU PLANCHER (P. P. P.) DE PHIA MÉNARD. Cadernos Do GIPE-CIT, (44), 219–231. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.44.2020.61241