O CORPO ANCESTRAL DA ATRIZ NEGRA NAS ARTES CÊNICAS DA CIDADE DE SALVADOR

Autores/as

  • Yasmin Nogueira Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Onisajé (Fernanda Júlia)

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.41.2018.65978

Palabras clave:

Mulheres negras, Artes Cênicas, Visibilidade, Corpo ancestral

Resumen

O presente artigo reflete sobre a invisibilidade das atrizes negras na cena teatral da cidade de Salvador e exemplifica como os corpos das mulheres negras têm buscado provocar e desestabilizar as epistemologias dominantes por meio da produção cênica. Herdeiras de um patrimônio ancestral de luta, elas vêm conferindo visibilidade às suas histórias e de outras, buscando novas configurações de conhecimento e de poder, restituindo humanidades negadas. 

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

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Biografía del autor/a

Yasmin Nogueira, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB. Mestra em Cultura e
Sociedade - Pós Cultura - IHAC/UFBA, na linha de pesquisa Cultura e Arte, sob orientação da Prof. Drª
Edilene Dias Matos. Doutoranda em Artes Cênicas pelo  PPGAC-UFBA, sob orientação da Prof. Drª Suzana
Maria Coelho Martins. Atualmente é Professora substituta no Curso de Design da Universidade Federal de
Sergipe-UFS. Integra o Coletivo entrecho, premiado no Salão de Artes Visuais da Bahia em 2013.

Onisajé (Fernanda Júlia)

É yakekerê (mãe pequena) do Ilê Axé Oyá L´adê Inan, possui graduação em Direção Teatral pela
Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia - PPGAC/UFBA, com a dissertação Ancestralidade em Cena: Candomblé e Teatro na Formação de uma Encenadora (2016) . É diretora artística do NATA - Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas (1999). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Direção Teatral e é pesquisadora sobre Candomblé.

Publicado

2020-06-02

Cómo citar

Nogueira, Y., & (Fernanda Júlia), O. (2020). O CORPO ANCESTRAL DA ATRIZ NEGRA NAS ARTES CÊNICAS DA CIDADE DE SALVADOR. Cadernos Do GIPE-CIT, (41), 34–49. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.41.2018.65978