ÁLVARO MARINHO, O PALHAÇO ALEGRIA: alguns registros sobre a vida e obra de um circense tradicional
DOI :
https://doi.org/10.9771/cadgipecit.44.2020.61210Mots-clés :
Álvaro Marinho, Palhaço Alegria, Circo Cristal MadriRésumé
O presente artigo discorre sobre aspectos da vida e da obra do artista circense tradicional Álvaro Francisco Marinho, popularmente conhecido como Alegria. Álvaro Marinho foi palhaço, dono de circo, trapezista, malabarista, saltador, equilibrista, ator e mágico. Atualmente, ainda se apresenta, fazendo entradas cômicas em alguns eventos e, completando setenta e sete anos de carreira, é um dos palhaços brasileiros mais antigos em atividade. As informações aqui compartilhadas foram levantadas a partir de uma série de entrevistas realizadas entre os anos de 2008 e 2017, além de utilizar-se também de filmagens de espetáculos, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental.
CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2020-09-03
Comment citer
Castro, L. C. A. (2020). ÁLVARO MARINHO, O PALHAÇO ALEGRIA: alguns registros sobre a vida e obra de um circense tradicional. Cadernos Do GIPE-CIT, (44), 22–40. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.44.2020.61210
Numéro
Rubrique
CADERNO
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).